Daniel Dias recebe título de Cidadão Honorário de Ponta Grossa por trajetória inspiradora no esporte e inclusão social

0 10

Vinicius Fontes

Ponta Grossa – A cidade de Ponta Grossa concedeu o Título de Cidadão Honorário ao ex-nadador paralímpico Daniel Dias, um dos maiores nomes do esporte mundial. A honraria foi aprovada pela Câmara Municipal em sessão ordinária no dia 9 de julho, por meio do Projeto de Lei nº 150/2025, de autoria do vereador Dr. Zeca, e sancionada pela prefeita Elizabeth Schmidt na sexta-feira (11), por meio da Lei nº 15.552/2025.

A iniciativa reconhece a trajetória de superação, excelência esportiva e contribuição social de Daniel, que esteve recentemente em Ponta Grossa para conhecer projetos ligados ao esporte paralímpico. O projeto de lei destaca que ele é “merecedor da honraria pelos relevantes serviços prestados ao país e à causa da inclusão por meio do esporte”.

Natural de Campinas, Daniel nasceu com má-formação congênita nos membros superiores e na perna direita. Aos 16 anos, iniciou na natação como forma de reabilitação e logo transformou a atividade em uma carreira vitoriosa. Ele estreou internacionalmente nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, e construiu um legado impressionante: são 27 medalhas paralímpicas, sendo 14 de ouro, 7 de prata e 6 de bronze em quatro Paralimpíadas (de Pequim 2008 até Tóquio 2020); 40 medalhas em Campeonatos Mundiais, incluindo 31 de ouro e 33 vitórias em 33 provas nos Jogos Parapan-Americanos, com 100% de aproveitamento.

Fora das piscinas, Daniel também brilhou ao ser eleito seis vezes o melhor nadador paralímpico do mundo pelo Comitê Paralímpico Internacional e conquistar, por três vezes, o prestigiado Laureus World Sports Awards, considerado o “Oscar do Esporte”.

Após se aposentar em 2021, Daniel Dias passou a se dedicar a projetos sociais e de inclusão, com destaque para o Instituto Daniel Dias, fundado em 2014, que promove o esporte como ferramenta de transformação para pessoas com deficiência. Dr. Zeca descreveu que ele “passou a se dedicar a projetos sociais […], assim sendo mais do que um campeão nas piscinas – pois é um símbolo de inspiração, exemplo e transformação. Sua história segue motivando novas gerações de atletas com e sem deficiência, mostrando que o esporte é, acima de tudo, uma ferramenta poderosa de inclusão e cidadania”, explicou na justificativa.

Uma data para cerimônia solene de entrega do título deve ser marcada pelo Poder Legislativo de Ponta Grossa. Daniel esteve no município em maio, para conhecer os alunos e o projeto que leva seu nome na cidade princesina – O Nadando com Daniel Dias.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.