Da Redação
A tão esperada oportunidade para que reeducandos da Cadeia Pública de Castro voltem a estudar, acontece nesta terça-feira e quarta-feira (12 e 13).
A aplicação da prova do Enem na Cadeia está acontecendo durante estes dois dias. Dependendo das notas, os custodiados terão a oportunidade de conseguir uma vaga ou uma bolsa de estudos. Na instituição, o diretor Elerson de Lima explicou que 17 custodiados realizam a avaliação.
“A segurança é feita pelos agentes de monitoramento da própria unidade, e a aplicação da prova é de responsabilidade de uma pedagoga contratada pelo Cebraspe, sendo em Castro a professa Marli Pejanoski”, destaca o diretor.
Elerson destaca a continuação da aplicação em Castro. “O Enem na Cadeia Pública de Castro está no seu quarto ano consecutivo e isso me deixa muito orgulhoso, pois é de vital importância que os reeducandos tenham acesso a mais essa oportunidade”, reforça.
Ele finaliza acrescentando que “trata-se de uma boa opção para quem quer voltar a fazer parte da sociedade depois de cumprir sua pena. A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas e pessoas transformam o mundo”.
Critérios para participação
O critério para poder participar é possuir Ensino Médio completo. Com o resultado, o reeducando que atingir a média suficiente para aprovação, reduz 133 dias de sua pena e em seu retorno para sociedade, pode ingressar na universidade.