A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens pelo crime de receptação qualificada e recuperou uma carga de fertilizantes roubada que está avaliada em R$ 150 mil. A ação aconteceu na quarta-feira (9), em Campo Largo.
As 37 toneladas do fertilizante estavam armazenadas em um barracão, onde os policiais civis também encontraram uma carga de polietileno com suspeita de origem ilícita.
O delegado André Feltes destaca que no local haviam diversos apetrechos de laboratório e produtos químicos. “A suspeita é que esse barracão estivesse sendo utilizado como ponto de adulteração de fertilizantes furtados ou roubados”, afirma.
Segundo o delegado, a carga havia sido roubada na manhã do sábado (5) na rodovia BR-277, em São José dos Pinhais. Na ocasião, quatro homens, portando arma de fogo, forçaram a parada do caminhão que transportava o fertilizante e levaram o motorista como refém em outro veículo até a cidade de Palmeira, onde ele foi solto.
O caminhão foi encontrado abandonado, sem a carga, em um posto de combustíveis de Campo Largo no dia seguinte.
Após o registro do crime, a equipe da PCPR rapidamente iniciou as diligências e rastreou o possível paradeiro do fertilizante.
Durante a operação desta quarta, os três indivíduos que estavam no barracão foram autuados em flagrante delito por receptação qualificada, que se configura quando o crime é cometido no exercício de uma atividade comercial ou industrial. Se condenados judicialmente, poderão receber uma pena de três a oito anos de reclusão, além de multa.
A PCPR segue investigando a fim de identificar os responsáveis pela prática do roubo da carga.