Da Redação
Cinco novos bombeiros já estão atuando em Castro, reforçando, principalmente, o atendimento à ocorrências, podendo também desempenhar funções na parte de vistorias do setor de prevenção a incêndio e desastres do Corpo de Bombeiros, destacou o tenente Paulo Marcelo Ribas Ribeiro, comandante do 2º SB Castro, do 2º GB.
Recentemente apresentaram-se na 2ª Seção de Bombeiros de Castro, sete novos soldados oriundos do Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. O curso teve duração de aproximadamente 10 meses, com início em agosto de 2022 e encerrando em maio de 2023. Com o objetivo de se ambientarem com a nova rotina de serviço e particularidades desta Seção de Bombeiros, os novos militares participaram de várias atividades desenvolvidas e lideradas por bombeiros da 2ªSB Castro, atividades como visitas técnicas, Instruções e Palestras sobre o serviço operacional, Resgate Veicular, Atendimento pré-hospitalar, Busca aquática, Embarcações, com reconhecimento dos pontos críticos do Rio Iapó, onde pode haver ocorrências que envolvam meio líquido, interação entre os órgão de segurança e apoio, entre outras.
“Na realidade ficaremos com saldo de 5 bombeiros, tendo em vista que um dos que aqui estavam, foi transferido para Ponta Grossa e a soldado Caandra – que acabou de chegar – agora, passou no curso de formação de oficiais e só está esperando o início do curso na Academia do Guatupê. Sendo assim ficaremos com 21 militares, 18 no peracional. Devido ao efetivo anterior estar bastante reduzido, este acréscimo traz uma melhora significativa, porém a defasagem em relação a uma boa condição, ainda existe, sendo, portanto, mantido pelo menos por enquanto, o reforço com bombeiros de outras unidades para dar suporte no atendimento às rodovias.
Escala
Dividida as três escalas de prontidão, de 5 a 6 militares, eles se revezam em turno de 24 horas de serviço, por 48 de folga. Isso, porque dois acabam entrando em férias no decorrer do ano.