Secretaria da Saúde promove ação para imunizar seus servidores contra Influenza e Covid-19

0 0

Da Assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove nesta quinta e sexta-feira (27 e 28) uma ação para aplicar imunizar seus servidores contra a Influenza e Covid-19. Em Curitiba, a vacinação ocorre no prédio da 2ª Regional de Saúde Metropolitana (2ª RS).

A ação ocorre simultaneamente na 5ª Regional de Saúde (RS) de Guarapuava, 10ª RS de Cascavel e 19ª RS de Jacarezinho. A orientação é para que as 22 Regionais de Saúde vacinem todos os seus servidores.

A Sesa segue as recomendações e orienta a vacinação para os públicos elencados conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI).

“Espero que esta ação sirva de motivação para que as secretarias municipais de saúde, hospitais e outros estabelecimentos também realizem este serviço”, disse o secretário Beto Preto. “É preciso levar a vacina para perto das pessoas. O Governo do Estado trabalha incansavelmente e vai continuar promovendo ações de saúde e vacinação para a população de todo território paranaense”.

A Sesa tem orientado as secretarias de Saúde dos 399 municípios para que desenvolvam ações para fortalecer a adesão às vacinas.

“A vacina precisa chegar até o cidadão, seja nas escolas, creches, locais de trabalho e hospitais. Práticas como esta servem para facilitar e disponibilizar a vacina para aquele cidadão que tem o direito de receber a dose, mas não tem a disponibilidade de comparecer a uma Unidade Básica de Saúde”, explicou a coordenadora de Imunização da Sesa, Virgínia Dobkowski Franco dos Santos.

“Essa é uma iniciativa muito importante para promover e imunizar um grande número de pessoas em um único dia. Não precisar se ausentar do trabalho e ainda poder se imunizar junto aos colegas é um grande incentivo para manter a carteirinha de vacinação atualizada e, ainda, estar protegida das formas mais graves das doenças”, disse a enfermeira Luciana Correia, servidora da Sesa há 15 anos.

INFLUENZA 

A campanha de vacinação contra a Influenza teve início no Paraná no dia 27 de março. Os grupos preconizados são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, integrantes das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

BIVALENTE 

Seguindo a orientação da nova normativa do PNI, a Sesa passou a recomendar a aplicação da dose de reforço com a bivalente contra a Covid-19 em todas as pessoas acima de 18 anos que tenham recebido pelo menos duas doses do esquema primário com a vacina monovalente. A nota técnica considera a disponibilidade de vacinas bivalentes e a necessidade de atualização de resposta imunológica da população para as novas variantes da doença.

Foto: Ari Dias/AEN

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!