Espetáculo gratuito inspirado no universo de Ariano Suassuna chega a Carambeí e Tibagi
Montagem “O Enigmático Reino de Sol e Sangue e a Epopeia da Gota Serena” une teatro popular, música e palhaçaria em apresentações gratuitas ao ar livre, transformando praças dos Campos Gerais em espaços de encontro e reflexão sobre a identidade brasileira
Da Assessoria
Campos Gerais – A peça “O Enigmático Reino de Sol e Sangue e a Epopeia da Gota Serena” chega aos Campos Gerais do Paraná em março com apresentações gratuitas e ao ar livre em Carambeí (28/3, às 16h, no Paço Municipal) e em Tibagi (29/3, às 16h, no Complexo Turístico da Orla do Rio Tibagi). Inspirado no universo literário de Ariano Suassuna, o espetáculo convida o público para uma experiência cênica que une teatro popular, música ao vivo e palhaçaria.
Ambientada no sertão paraibano da década de 1930, a narrativa é conduzida por Dinis Ferreira Quaderna, que é investigado pela misteriosa morte de seu tio, Pedro Sebastião Garcia-Barreto, e o enigmático desaparecimento de seus dois filhos, Sinésio e Arésio. Durante o inquérito conduzido pela Juíza, Quaderna aproveita para transformar o interrogatório em uma oportunidade para escrever sua grande obra literária, revelando sua descendência real. O personagem reflete, dessa forma, sobre a cultura e a identidade brasileira e explora pontos de vista de forma bem-humorada.
“Colocamos pontos de vista em cena, mas não entregamos respostas prontas. O espetáculo convida o espectador a tirar suas próprias conclusões, usando uma linguagem teatral acessível, encantadora e provocadora”, afirma Dafne Viola, atriz e proponente do projeto.
A circulação passará por mais seis cidades paranaenses até abril. As sessões ocupam praças e parques, transformando esses espaços em pontos de encontro entre arte e comunidade.
“A rua permite um encontro mais diverso e acessível com o público. Cada praça traz novos desafios e possibilidades, e isso faz com que o espetáculo se transforme a cada cidade, com mais improviso, mais escuta e uma participação ainda mais ativa das pessoas”, completa Dafne.
Criado em 2019, em Curitiba, o espetáculo conta com elenco formado por Alefer Soares, Anna Wantuch, Dafne Viola e Nathan Gabriel, que realizam toda a sonoplastia ao vivo, manipulando instrumentos musicais em cena. A proposta estética mistura elementos épicos, narrativas populares e humor, tornando a experiência acessível a públicos de todas as idades.
“As presepadas, as histórias mirabolantes, os personagens astutos, tudo isso já faz parte da cultura brasileira e logo reconhecemos que a peça está falando daqui, do nosso país”, destaca o ator Nathan Gabriel, ressaltando a conexão da obra com o público paranaense.
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná, com incentivo da Copel.
SERVIÇO
O Enigmático Reino de Sol e Sangue e a Epopeia da Gota Serena
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Mais informações: www.instagram.com/flutuaproducoes
CARAMBEÍ
28 de março de 2026 | 16h
Paço Municipal
Av. do Ouro, 1355, Carambeí/PR
TIBAGI
29 de março de 2026 | 16h
Complexo Turístico da Orla do Rio Tibagi
FICHA TÉCNICA
Idealização e coordenação de projeto: Dafne Viola e Nathan Gabriel
Elenco: Alefer Soares, Anna Wantuch, Dafne Viola e Nathan Gabriel
Direção de produção: Gilmar Kaminski
Produção executiva: Dânatha Siqueira
Assistência de produção: Álvaro Antonio
Figurinos: Patricia Cipriano
Interlocução artística: Andrei Moscheto e Vadecoo Schetini
Assessoria de imprensa: Thays Cristine
Redes sociais: Gabriela Berbert