Emerson Teixeira
Especial Página Um News
Carambeí – A Câmara Municipal inicia nesta terça-feira (28), às 15 horas, a primeira sessão ordinária de 2023, que marca a retomada dos trabalhos em plenário sob o comando do novo presidente do legislativo municipal, vereador Professor Sérgio (PSD), e com a estreia do novo sistema eletrônico de votação, uma novidade.
Antes da primeira sessão, foi convocada na segunda-feira (27), às 14 horas, reunião com todos os vereadores para preparação do início do ano legislativo e, principalmente, para organizar a eleição dos membros das comissões permanentes da Casa de Leis.
Na ordem do dia da primeira sessão serão definidos, através de eleição com votação aberta dos vereadores, os novos integrantes das seis comissões – Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Agricultura, Pecuária e Interior; Educação, Saúde e Assistência Social; Obras e Serviços Públicos; e Turismo e Meio Ambiente.
O presidente Câmara aponta que as comissões de Justiça e Redação e a de Finanças e Orçamento são as mais trabalhosas mas também as que mais despertam interesse dos vereadores para composição. “Todas as comissões tem papel fundamental no processo legislativo, fazendo as análises e dando os pareceres antes das matérias entrarem para as votações em plenário, os vereadores interessados em participar como membros ou presidir as comissões submeterão seus nomes a escolha por votação. As comissões são formadas por três vereadores sendo um presidente e dois membros”, explica.
Novo presidente
Professor Sérgio, conhecido nos tatames como lutador e técnico, inicia uma das principais lutas agora como presidente do legislativo municipal num período que as sessões legislativas historicamente são mais movimentadas, por conta do ano que antecede às eleições municipais, e os discursos são mais inflamados, exigindo jogo de cintura do comandante da Casa de Leis.
Ele destaca que a meta da sua gestão à frente da Câmara Municipal será pautada na modernização dos processos legislativo e a abertura da Casa para um calendário de eventos, almejando a participação da população nas sessões e nos eventos que serão realizados na Câmara.
“Estamos preparando a volta das sessões com a expectativa de apresentar e pautar projetos e políticas públicas para atender o interesse público e a coletividade. Além das sessões, nosso plenário será palco de vários eventos legislativos para discutir ideias e tratar de vários temas, afim de contribuir para uma sociedade cada vez melhor”, conta.