Vereadores da primeira legislatura de Carambeí são homenageados com Moção de Aplausos em sessão solene

Homenagem resgata trajetória dos pioneiros do Legislativo no ano em que o município celebra 30 anos de emancipação

0 12

Emerson Teixeira

Carambeí – A Câmara Municipal realizou, na sexta-feira (5), uma sessão solene para homenagear os vereadores que compuseram a primeira legislatura do município, criado em 1995. A Moção de Aplausos foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Eclaiton Bueno, e reuniu ex-parlamentares, familiares e autoridades. A iniciativa integra as comemorações dos 30 anos de emancipação política de Carambeí.

Foram homenageados os ex-vereadores Ardoíno Miguel Parizotto, Jacinto Pedrolo, Inácio Povaz, Sebastião Costa de Oliveira e Ernesto Solek, além de Maike Janssen, viúva de Bart Janssen, que representou o ex-parlamentar já falecido. Não participaram da cerimônia Gaspar João de Geus, Juceli Ruths (Jurce) e Nelton Luiz Batista (Pastor Nelton).

Representando os ex-vereadores, o atual secretário municipal de Educação e Cultura, Inácio Povaz, fez um discurso emocionado destacando o papel dos pioneiros na construção institucional da cidade. “Quero inicialmente cumprimentar a nossa prefeita municipal, Elisângela Pedroso, nosso presidente da Câmara Municipal, Eclaiton. Em nome dele, cumprimento todos os demais vereadores, nosso vice-prefeito, Dr. Otávio, polícia, convidados, familiares. E um especial cumprimento aos nossos colegas, ex-vereadores da primeira gestão”, iniciou.

Povaz relembrou o esforço conjunto que marcou o início da história política do município. “Carambeí está completando 30 anos de emancipação política e, se hoje nós temos um município pujante, um município que realmente teve um desenvolvimento muito grande, isso se deve a várias pessoas que realmente vestiram a camisa e trabalharam por esse município. Falo de empresários, falo do nosso prefeito Alcí Pedroso, em memória, que foi o grande colaborador para que esse município se tornasse uma realidade, e também falo dos nobres colegas vereadores”.

Ele destacou o volume de trabalho técnico desempenhado pela primeira legislatura. “Ernesto Cesar Solek, Sebastião Costa de Oliveira, Jacinto Armedo Pedrolo, Arduino Miguel Parizotto, nosso amigo Bart Janssen, em memória, representado hoje pela esposa Maike, foram uma equipe que iniciou o Legislativo de Carambeí com muita garra, com muita dedicação. Eu lembro até hoje, Ernesto, o Bart às vezes saindo daqui duas horas da manhã, junto com alguns demais vereadores, trabalhando em cima da Lei Orgânica, da bandeira do município, do brasão, do Código de Postura, do Código de Obras, do Código Tributário, do hino do município. Foram vários trabalhos para que o município se tornasse legalmente uma realidade”.

Povaz encerrou agradecendo a homenagem: “Agradeço ao vereador Eclaiton, nosso presidente. É uma homenagem realmente muito justa porque este povo realmente exerceu a função de vereador, trabalharam com afinco, com dedicação, para que chegássemos numa Carambeí da maneira que é hoje. Parabéns a cada um de vocês, Deus abençoe para que continuem sempre um exemplo e um modelo de dedicação à nossa sociedade, mesmo estando fora de qualquer cargo político. Muito obrigado a todos”.

O presidente da Câmara, Eclaiton Bueno, afirmou que a moção buscou conectar passado, presente e futuro do Legislativo. “A minha ideia era que a gente realmente pudesse, através do passado, viver o presente de hoje, para que nós possamos ser inspiração para o futuro de Carambeí. E política só se faz assim, com pessoas certas, com pessoas que inspiram”, declarou.

Eclaiton também ressaltou o espírito de união que marcou a solenidade. “Como foi falado agora da prefeita, que também já fui opositor e que hoje trabalhamos juntos, em união, porque nós temos que ter amadurecimento e crescimento para entender que política não fazemos para nós, fazemos pelo próximo. Pensamos numa Carambeí melhor, desenvolvida, que realmente acolha seus cidadãos e aqueles que aqui querem viver”.

 

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.