(POLÊMICA) Trecho de rodovia em Castro poderá não receber nome de Gustavo Ribas e sim de Katiba Fadel
Deputados dão nomes diferentes para mesmo trecho do Contorno Norte
Da Redação
Castro – O Projeto de Lei nº 973/2023, de autoria do deputado Alexandre Curi (PSD), que denomina Katiba Fadel o trecho de 15 quilômetros ligando a PR-151 à PR-090 – Contorno Norte de Castro -, segue para sanção. O impasse surge porque no mês de novembro, um mês antes, o deputado estadual Denian Couto (Podemos) apresentou projeto de lei semelhante que dá outro nome, o de Gustavo Ribas.
A obra do novo Contorno Norte de Castro está em fase avançada e deverá ser concluída no primeiro semestre de 2025. Este contorno será a primeira etapa do novíssimo anel viário projetado para o município. Com total de 15,60 quilômetros de pista asfaltada, duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, acostamentos externos de 2,5 metros em ambos os lados, uma nova ponte sobre o Rio Iapó e um viaduto no entroncamento com a PR-151, o projeto conta com um investimento de R$ 113 milhões, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Justificativa de Curi
Na justificativa de Curi, Katiba Fadel, formada em Engenharia Civil pela UEPG em 1985, exerceu sua profissão por mais de 15 anos e desempenhou diversos papéis na administração municipal de Castro entre 2009 e 2012, incluindo a de superintendente de Desenvolvimento Social, secretária municipal da Criança e do Desenvolvimento Social, além de secretária de Transportes.
Filha de Moacyr Elias Fadel (ex-vereador e presidente da Câmara de Castro) e Marilda Fonseca Fadel, ela era a segunda de quatro irmãos. Foi casada com o médico veterinário Miguel Zahdi Junior e mãe de dois filhos, Kahrime Fadel Zahdi e Miguel Zahdi Neto – Neto Fadel -, atual presidente da Câmara Municipal de Castro, curiosamente o mesmo que no dia 20 de novembro deste ano atirou e matou um empresário em um condomínio de chácaras, entre Carambeí e Ponta Grossa. Katiba faleceu em 2017, aos 54 anos.
Controvérsia
O projeto de lei que dá o nome de Gustavo Ribas à rodovia do Contorno Norte de Castro foi apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) em novembro. Na justificativa do deputado Denian Couto “a via é uma demanda antiga dos moradores aqui da região. E o pedido do nome veio durante as minhas muitas conversas com empresários, lideranças e a população da cidade”, explica o parlamentar.
Gustavo Ribas era filho do ex-governador do Paraná, Manoel Ribas. Ele e a família sempre tiveram laços profundos com a região dos Campos Gerais, especialmente o município de Castro. Gustavo foi o primeiro presidente de honra da Associação dos Amigos do Museu do Tropeiro e se comprometeu com a preservação da memória tropeira, as tradições culturais e a história da região. Gustavo Ribas morreu em 1996, perto de completar 91 anos.
Quando do envio do projeto, Denian Couto confirmou que participaria da inauguração oficial ao lado do prefeito eleito, Dr. Reinaldo (MDB) e do vice Regis Moreno (PRD). E, afirmava que se sentia muito honrado de representar Castro na Assembleia Legislativa. “Já tenho um trabalho muito forte junto com o Dr. Reinaldo e essa parceria vai ser importante para o município e para toda a região dos Campos Gerais”, declarou.

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm news e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.