Da Redação*
Piraí do Sul – Antonio El Achkar, o ‘Toto’, anunciou nesta quinta-feira (3) sua desistência da corrida pela prefeitura de Piraí do Sul, representando o Partido Renovação Democrática (PRD). A decisão veio após a Justiça Eleitoral indeferir sua candidatura, em resposta a uma apelação do Ministério Público Eleitoral (MPE).
O MPE argumentou que Toto se enquadra nas causas de inelegibilidade previstas pela legislação, especificamente no artigo 1º, inciso I, alínea ‘e’, da Lei Complementar 64/90. Esse dispositivo legal determina que candidatos condenados por crimes contra a administração pública e a fé pública não podem concorrer a cargos eletivos por um período de oito anos após o cumprimento da pena.
A condenação de Toto, referente ao processo nº 0001185-79.2016.8.16.0135, foi fundamentada em crimes que envolvem a violação da fé pública e da administração pública. O MPE destacou que os fundamentos que levaram à condenação permanecem válidos, resultando no indeferimento de sua candidatura.
Ele chegou a entrar com recurso da decisão, porém, na nota publicada, afirmou que retirou sua candidatura “devido à demora na definição judicial”.
“Não posso permitir que a incerteza coloque em risco o voto e a confiança daqueles que sempre me apoiaram. Minha prioridade sempre foi o bem da nossa cidade e, em respeito a todos os piraienses, especialmente aos meus eleitores, decidi me retirar da disputa permitindo que cada um escolha o que acredita ser o melhor para o futuro de Piraí do Sul”, disse a nota.
Ex-prefeito entre os anos de 2009 e 2012, o político finalizou: “Tenho plena fé que a hora certa virá, no tempo de Deus”.
Com a desistência, Piraí do Sul agora escolhe entre Henrique Carneiro (PL) e Tim Milléo (PSD).
*Com Assessoria