Emerson Teixeira
Especial Página Um News
Tibagi – Não é só no primeiro escalão do Governo do Paraná que está sendo anunciado novos nomes para cargos de secretários. O ano iniciou com mudanças também no primeiro escalão da administração municipal, com sede no Palácio do Diamante, sob o comando do prefeito Artur Butina (PSC).
A principal mudança está no turismo, pasta responsável por desenvolver as ações públicas do setor que oficialmente passa acontar com novo titular a partir de terça-feira (17). Maurício Pereira assume a vaga deixada por Rhamonn Rangel Cottar, que pediu exoneração do cargo no início do mês.
O prefeito de Tibagi lembra que já tinha o nome de Maurício para o cargo de secretário municipal de Turismo quando ele estava montando a equipe de governo em 2020, após a eleição. “No início de nossa gestão, já havíamos convidado o Maurício para a pasta. Porém, na época, não foi possível ele assumir, já que não morava em Tibagi. O Maurício é da nossa terra e tem total conhecimento das questões importantes para o desenvolvimento do turismo de Tibagi. Tenho total confiança no seu trabalho e tenho certeza que vai fazer uma ótima gestão do nosso turismo”, declara Butina.
O novo secretário está confiante e empolgado com o desafio e também porque o setor recebeu bem a notícia sobre a escolha do seu nome para assumir a gestão do turismo municipal. “Sou de Tibagi, sou nativo, vivo do turismo, então sei onde dói, onde o calo aperta realmente para quem vive do turismo, para quem está no ramo. Nosso objetivo na secretaria é tentar reposicionar Tibagi, colocar novamente o município entre os principais destinos de sossego, mas também de aventura aqui no Estado do Paraná, principalmente reforçar a nossa marca, fazer com que Tibagi seja reconhecida não só a nível estadual, mas também a nível nacional. Nós temos o produto pronto, pessoas capacitadas, pessoas alinhadas, atrativos já consolidados e pretendemos abrir ainda mais atrativos no município”, detalha.
Carnaval
Maurício assumiu com o discurso alinhado com o do prefeito Butina em relação ao carnaval de Tibagi, que não terá investimento público para a realização das festividades. Assim como o prefeito ele aponta que um dos motivos é ainda a incerteza diante do aumento no número de casos de Covid-19. “A decisão da administração, sem dúvida, foi acertada em não fazer o carnaval, primeiramente por pensar na segurança, ainda temos aumento de casos de Covid-19, mas também com outras circunstâncias. O município tem uma visão ampla, não só trazer turistas em apenas uma data do ano, queremos atrair turistas o ano todo. Esse ano não tem carnaval, mas Tibagi continua sendo um destino maravilhoso não só para quem quer festar, a prefeitura vai dar todo o suporte para que a iniciativa privada possa realizar, operar, possa fazer a festa, obviamente, dentro dos limites, da organização e segurança necessária, a prefeitura vai oferecer todo o suporte para que isso possa acontecer”, frisa.
O novo secretário de Turismo ressalta que a decisão de não investir dinheiro público no evento vai ao encontro ao desejo da administração municipal de terceirizar a realização do carnaval na cidade. “Acreditamos que não é o município que deve bancar essa festa, mas sim a festa que deve trazer dinheiro para o município”, enfatiza.
Maurício convida os moradores da região para aproveitarem o feriado de carnaval no município. “Este ano Tibagi pode não ser um destino para quem busca folia, mas é um destino para quem busca sossego, pra quem busca contato com a natureza, e também adrenalina. O turista que quiser curtir nossas cachoeiras, descer de rafting, fazer rapel, vai com certeza achar aqui no nosso carnaval o lugar certo para aproveitar com a família”, ressalta.
Obras e Meio Ambiente
Mudanças também nas secretarias municipais de Urbanismo e Obras, e de Meio Ambiente. O ex-secretário de Urbanismo e Obras, Danilo Schiochet já havia anunciado sua saída ao prefeito antes do final de 2022. No seu lugar assume o então secretário de Meio Ambiente, Elizeu Cortez (ex-vereador), que deixa a pasta que será comandada pelo advogado Orlando Gomes Pedroso Junior, o Dindo.