Secretária de Saúde desmente boato

0 40

Emerson Teixeira

Não passa de boato a informação que o Instituto Moriah deixará a gestão do Hospital Anna Fiorillo Menarim, a qual assumiu ao final de dezembro do ano passado. A confirmação e o esclarecimento foram repassados nesta terça-feira (24) pela secretária municipal de Saúde, Maria Lídia Kravutschke.

“São apenas boatos que geram instabilidade nos profissionais e usuários”, classificou a secretária. “Essa informação não é verdadeira, muito pelo contrário, a gestão do Instituto Moriah vem empenhando esforços na manutenção dos serviços já em funcionamento, bem como a implantação de novos serviços para população de Castro e região”, esclarece.

Novos serviços
A secretária conta que no sábado (27) estão agendadas consultas para 60 pacientes com especialista em urologia. “Serão realizadas consultas para pacientes que estão aguardando em fila. Um profissional especializado fará avaliação dos pacientes, podendo alguns com tratamento clínico outros com indicação cirúrgica. As cirurgias de baixa complexidade serão realizadas em Castro”, explica.

Ela destaca ainda uma situação vivenciada não só por Castro, mas por todos os municípios, que é a oferta de consultas com especialistas. “O município tem dificuldade no encaminhamento das especialidades que são de responsabilidade do Estado. Ao município compete a gestão da atenção primária, porém, a falta de oferta ou oferta insuficiente, o município acaba tendo que buscar ofertar para que os pacientes fiquem o menor tempo na lista de espera”, frisa.

Outra novidade anunciada por Maria Lídia em relação ao Hospital Anna Fiorillo é o ambulatório eletivo de ortopedia, para procedimentos médicos não considerados de urgência e emergência e que são, geralmente, programados.

Instituto Moriah
O instituto assumiu a gestão do Hospital Anna Fiorillo Menarim após a saída antecipada da Cruz Vermelha, que até dezembro de 2022 estava responsável pela gestão. A entidade paulista tem contrato com a Prefeitura de Castro para administrar o hospital pelos próximos 10 anos.

Pelo novo contrato, passaram a ser ofertadas cirurgias de urgência e emergência de média complexidade em ortopedia, serviço que deverá ser disponibilizado 24 horas por dia. Os demais serviços já oferecidos como cirurgia geral, maternidade, ortopedia e leitos clínicos foram mantidos, além da ampliação da oferta de exames laboratoriais e de imagem (raio x e tomografia).

Por meio de convênio com o Governo do Paraná, através da Terceira Regional de Saúde de Ponta Grossa o hospital realiza atendimento de média complexidade para pacientes de Castro e região.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!