Emerson Teixeira
O deputado federal Sandro Alex (PSD) deixou o comando da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL) e reassumiu o mandato na Câmara Federal. O decreto com a exoneração foi publicado no Diário Oficial do Paraná, no dia 2 de março, mas só veio à tona na imprensa na noite desta segunda-feira (14).
Procurado pela reportagem do Página Um News , o deputado que está em Brasília, respondeu que seu retorno ao cargo de deputado federal é para acompanhar de perto as negociações na capital federal sobre o novo modelo de pedágio no estado. “O Governo do Paraná tem pedido celeridade para o Governo Federal na definição dos investimentos e das concessões aqui no estado, e a presença em Brasília é justamente por isso, acompanhar as reuniões onde a bancada federal, os deputados e senadores estão dialogando junto ao Ministério de Infraestrutura e também cobrar o DNIT das manutenções devidas porque as rodovias são rodovias federais, neste mês, a presença aqui é fundamental”, explicou.
Um fato chama a atenção e dá o tom dessa mudança no primeiro escalão do Governo do Estado. No dia 1º de março, um dia antes da publicação da exoneração, o então secretário de Estado, Sandro Alex, acompanhou o governador Ratinho Junior em reunião em Brasília, com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, para debaterem sobre a nova concessão dos pedágios no Paraná.
Negociações
Fruto da reunião do dia 1 com o Ministro dos Transportes, a bancada paranaense que é coordenada pelo deputado federal Toninho Wandscheer (PP), decidiu criar uma comissão especial para acompanhar de perto as negociações.
A comissão é formada por sua maioria de deputados da base do governo federal – Gleisi Hoffmann (PT), Zeca Dirceu (PT), Aliel Machado (PV), Sergio Souza (MDB) e o senador Sérgio Moro (União Brasil). Sandro Alex já conversou com o coordenador da bancada para participar das reuniões da comissão especial.
Reconduzido
Com o retorno de Sandro a Brasília, quem reassume o comando da SEIL é seu braço direito na secretaria, Fernando Furiatti Sabóia, que já ocupou o cargo no período que o deputado se afastou para disputar a campanha eleitoral em 2022.