Reinaldo Cardoso propõe quatro eixos de desenvolvimento em encontro com prefeitos
*Ofício endereçado ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, que pede uma Companhia Independente da Polícia Militar para Castro, foi assinado por prefeitos e deputado Denian Couto
Sandro Adriano Carrilho
Prefeito eleito de Castro, Reinaldo Cardoso (MDB), promoveu nesta quinta-feira (21) encontro com alguns chefes do poder executivo municipal que a partir do próximo ano comandarão seus municípios. Foi durante almoço realizado no Restaurante Luiziana, em Castro.
Apesar do encontro reunir apenas quatro prefeitos, todos entenderam a mensagem de Reinaldo Cardoso, que quer trabalhar em conjunto com as lideranças municipais, através de quatro eixos de desenvolvimento, que seriam a Indústria, Turismo, Segurança e Educação. Para isso, foi sugerida a criação de grupos de trabalho, já apartir de dezembro, com foco nessas áreas.
Convidado ao encontro, o deputado estadual Denian Couto (Podemos) falou dos interesses dos municípios, inclusive o de Castro, o qual representa na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Disse que “Reinaldo tem ideias sólidas na área da saúde, mas também uma visão geral de crescimento de Castro, de liderança regional que envolve o turismo e todo o potencial da cidade e dos municípios vizinhos; de se preocupar com o tema da segurança pública com a vinda de uma Companhia Independente para a cidade de Castro, que acho viável e irá acontecer, como também projetos que visem a questão do desenvolvimento. Junta-se isso tudo desde agora e quando tomar posse em 1° de janeiro, os ofícios, as conversas com o governo já aconteceram antes, e ai não se perde um, dois e três meses com conversas preliminares”.
Questionado sobre uma faculdade para Castro, o deputado respondeu que “são duas questãoes fundamentais, fazer a UEPG abrir cursos em Castro pela força da política, inclusive já abri conversa com o secretário de Estado da Ciencia e Tecnologia, e, já conversei e terei uma uma rodada de negociações com os responsáveis pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) para que se abra um campus em Castro, para acolher os estudantes. Até acredito que o IFPR estaria mais perto de acontecer do que a UEPG, mas iremos trabalhar. E, tem também, junto a isso, a eleboração de projeto para a criação de uma faculdade, inicialmente em Castro, buscando via governo Federal ou Estado, mas não seria esse projeto para agora”, enfatizou Denian.
Para Reinaldo Cardoso, “estamos trabalhando no que é mais necessário para a cidade e região, e pretendo a união dos municípios em torno de quatro pontos que acredito serem os principais, que é a Companhia Independente da Polícia Militar, que atenderia sete municípios, somando a eles Dr. Ulysses, inclusive com aumento de efetivo de 200%; o segundo ponto seria o Turismo, explorando o potencial que Castro e esses municípios possuem; o terceiro seria uma faculdade, campus ou uma universidade para Castro; e a quarta questão envolve a industrialização, com ofertas para que demais municípios possam ser beneficiados, mas para isso é preciso criar condições, levando ao governo do estado as propostas”.
Ainda no quesito industrialização, reivindicação foi defendida pelo prefeito de Jaguariaíva, Juca Slobodá, que vê o seu município prejudicado, reclamação essa também do prefeito de Dr. Ulysses, Esequiel Bestel Junior – Juninho da Saúde – (MDB), que diz que o seu município está esquecido.
Junto aos representantes de Castro, Jaguariaíva, Dr. Ulysses, se fez presente a ex-presidente da AMCG, prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso. Elisangela falou dos investimentos que vêm sendo feitos em sua cidade na área da industrialização, com quatro grandes indústrias em quatro anos de governo, fruto do investimento em capacitação e qualificação de mão de obra, que tem atraído investidores até mesmo de outros estados. “Em Carambeí foram investidos R$ 3 milhões em qualificação de profissionais, chegando a formar 350 técnicos, porque no nosso município existe uma lei de incentivo “, disse a prefeita de Carambeí.
Ao final do encontro, foi assinado por todos os prefeitos um ofício endereçado ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que pede para Castro a implantação da Companhia Independente da Polícia Militar.
Além do deputado Denian Couto, dos quatro prefeitos, esteve presente o vice-prefeito eleito de Castro, Régis Moreno (PRD), como também o grupo de transição do governo Reinaldo Cardoso – Marcos Bertolini, Rodrigo Morais, Ricardo Cardoso Filho -, além de Sandro Machinski e assessores dos prefeitos.
Imagens: Sandro Adriano Carrilho
Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm news e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.