Ratinho Junior apresenta políticas de desenvolvimento sustentável a prefeitos mexicanos

Ratinho Junior apresenta políticas de desenvolvimento sustentável a prefeitos mexicanos

AEN

As políticas públicas paranaenses para incentivar o desenvolvimento sustentável, reconhecidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como exemplo mundial, foram o tema de uma palestra do governador Carlos Massa Ratinho Junior a prefeitos mexicanos, ministrada na terça-feira (20), na Cidade do México.

Foi a primeira agenda oficial do governador no país, onde ele está esta semana para uma missão internacional que inclui a realização da quinta edição do Paraná Day, evento promovido pelo Governo do Estado para apresentar a investidores os potenciais econômicos do Estado, além de conhecer soluções para a mobilidade urbana, também tendo em vista a sustentabilidade.

“Como o Paraná foi considerado exemplo para o mundo em desenvolvimento sustentável, fomos convidados a fazer uma palestra a 11 prefeitos do México, além daqueles que participaram de forma remota, para mostrar o que estamos fazendo nessa área”, explicou Ratinho Junior.

“O trabalho de nossa equipe em implantar políticas públicas alinhadas com o desenvolvimento econômico, social e sustentável é uma demonstração de que o Paraná está no caminho daquilo que o mundo tem buscado fazer”, disse.

Um estudo de caso lançado no final de junho pela OCDE mostrou como o Estado avançou, nos últimos dois anos, na aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Único estado do mundo citado na pesquisa da organização internacional, o Paraná se destaca nas áreas energia limpa, proteção ambiental e redução das desigualdades.

Foram justamente esses temas abordados por Ratinho Junior na conversa com os prefeitos mexicanos. Um exemplo é o programa Paraná Energia Sustentável, lançado no início do mês para facilitar a construção de empreendimentos para a produção de energia limpa no Estado, como usinas eólicas, de biogás, biomassa ou hidráulicas.

Também na área ambiental, o programa Paraná Mais Verde busca ampliar a arborização urbana e rural, com a distribuição e plantio de espécies nativas do Estado, incluindo aquelas ameaçadas de extinção, como a Imbuia, Araucária e Peroba Rosa.

Até março deste ano, mais de 3 milhões de mudas produzidas em 19 viveiros do Instituto Água e Terra (IAT) foram distribuídas em todo o Paraná. A estimativa é que esse volume permita a restauração de 1.830 hectares de áreas verdes, o equivalente a 1.830 campos de futebol.

Social

Além da preservação do meio ambiente, políticas públicas para o desenvolvimento social, com foco na geração de emprego, inovação e proteção do cidadão também foram destacadas pelo governador. Ele falou sobre programas do Estado para áreas de habitação, segurança alimentar, primeiro emprego, além de ações emergenciais para dar suporte à população vulnerável durante a pandemia de Covid-19, com a distribuição de vales para a compra de comida em estabelecimentos credenciados e a doação de cestas básicas a milhares de famílias.

Programas como o Casa Fácil e o Condomínio do Idoso, disse o governador, estão reduzindo o déficit habitacional no Paraná e vão contribuir para que mais pessoas conquistem a casa própria. Apenas com o primeiro há expectativa de construir 30 mil moradias com apoio para a quitação da entrada.

Já as ações envolvidas no programa Comida Boa atuam em diferentes frentes: no combate à fome, ao desperdício de alimentos e no incentivo à produção de agricultores familiares paranaenses. Os investimentos do Governo do Estado viabilizam a compra de produtos da agricultura familiar, a distribuição de alimentos não comercializados nas Centrais de Abastecimento para famílias em situação de vulnerabilidade, amplia a oferta de refeições diárias para milhares de pessoas, além de promover a geração de renda e trabalho por meio de hortas comunitárias urbanas.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!