Prefeitos da AMCG destacam novos investimentos para a Santa Casa de Ponta Grossa
Convênio entre o hospital e a Itaipu prevê obras na Maternidade SUS e nova estrutura para atendimento oncológico. Melhorias chegam para otimizar o atendimento à saúde regional
Da Assessoria
Ponta Grossa – Prefeitos e prefeitas da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) estiveram na cerimônia que marcou o anúncio de novos projetos para a Santa Casa de Ponta Grossa. Durante o evento, realizado na segunda-feira (31), foi celebrado um convênio entre o hospital e a Itaipu Binacional, que prevê reformas na Maternidade SUS e também a construção de uma estrutura no novo Hospital do Câncer da Santa Casa para abrigar um acelerador linear de última geração. O aparelho, utilizado no tratamento de pacientes oncológicos, será adquirido por meio do Ministério da Saúde. Também estiveram presentes o ministro Alexandre Padilha, o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, entre outras autoridades.
A presidente da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, destacou a importância dos recursos, que devem otimizar o atendimento especializado na região. “Esse é um investimento muito importante para os Campos Gerais. Sem dúvidas, é um grande marco para a saúde dos municípios, que chega para favorecer as centenas de pacientes que buscam esse acompanhamento. Agradeço à Itaipu, à Santa Casa e também ao Ministério da Saúde por essa parceria”, disse.
A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, também exaltou a iniciativa e os serviços prestados pelo hospital. “A Santa Casa é um orgulho para os Campos Gerais, além de ser uma referência não só na área oncológica, mas em vários outros setores da saúde. A vinda do ministro Alexandre Padilha e de tantas outras lideranças representa a força da nossa região, somada a todos esses anúncios tão importantes. A Santa Casa merece, por toda a história e por todo o trabalho que tem feito pelos pacientes”, enalteceu.
Referência para a região
De acordo com a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, este é um momento que entra para a história da cidade e também dos Campos Gerais. “Ao lado de tantas autoridades, anunciamos investimentos que transformarão a vida de milhares de pessoas. Nossa maternidade, referência em gestações de alto risco, será modernizada para oferecer um atendimento ainda mais humanizado. O Hospital do Câncer da Santa Casa terá um acelerador linear de última geração, garantindo tratamentos mais rápidos e eficazes para os pacientes oncológicos. Agradeço imensamente a todos que tornaram esses avanços possíveis”, reforçou.
Compromisso com a saúde
Segundo o prefeito de Palmeira, Altamir Sanson, os projetos chegam para beneficiar diretamente centenas de pacientes da região. “Hoje, temos que deslocar muitos dos nossos pacientes para Curitiba, o que gera desgaste e também um custo maior. Com esse investimento, teremos esse apoio a mais aqui em Ponta Grossa, uma cidade que sempre nos acolheu muito bem, além de manter uma grande parceria com a AMCG e com o CimSaúde. Agora, receber um investimento desse porte é fantástico para a região. Estamos muito felizes com isso”, apontou.
O prefeito de Ivaí, Orli de Cristo, ressaltou a importância das parcerias com a Itaipu Binacional. “É um investimento extremamente importante. A população de Ivaí soma 1,8 mil atendimentos aqui no Hospital da Santa Casa, então é um projeto que vai atender à nossa cidade e a todas as outras da região que precisam. Parcerias com a Itaipu são sempre muito relevantes. Nosso município conseguiu, recentemente, por meio desse apoio, uma iniciativa voltada à questão da energia solar, por exemplo”, concluiu.