Prefeito e secretário são presos em operação que investiga desvio de R$ 10 milhões na saúde em Fazenda Rio Grande

Operação Fake Care, deflagrada pelo MPPR, mira esquema de corrupção com contratação direcionada e pagamento de propina

0 94

Da Redação*

Fazenda Rio Grande – O Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) deflagrou nesta quinta-feira (9) a Operação Fake Care, que apura um esquema de corrupção na área da saúde no município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Entre os presos estão o prefeito do município, Marco Marcondes (PSD), e o atual secretário da Fazenda Municipal e ex-secretário de Saúde, Francisco Roberto Barbosa.

A ação é coordenada pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (SubJur) e contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) para o cumprimento dos mandados expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Segundo o MPPR, a investigação tem como alvo uma organização criminosa composta por servidores públicos e particulares, suspeita de cometer crimes de corrupção ativa e passiva, contratação direta ilegal, peculato e lavagem de dinheiro. O grupo direcionava contratos para uma empresa responsável por serviços de testagem domiciliar (testes rápidos) e levantamento estatístico, utilizando esse mecanismo para desviar recursos públicos mediante pagamento de propina a integrantes do alto escalão da administração municipal.

O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 10 milhões. Foram expedidos mandados de prisão preventiva contra cinco pessoas e determinada a suspensão do exercício da função pública de quatro delas, com consequente afastamento dos cargos. Além disso, foram autorizadas buscas e apreensões em residências, gabinetes na prefeitura, escritórios e outros endereços em Fazenda Rio Grande e Curitiba.

Por força de decisão judicial, o caso tramita sob sigilo, e detalhes adicionais não foram divulgados. O Ministério Público informou que novas informações serão apresentadas assim que o decreto de sigilo for levantado.

*Com MP

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.