Prefeito de Palmeira prestigia posse de servidores e entrega de veículos que reforçam a agricultura do Paraná
Altamir Sanson participou de solenidade no Palácio Iguaçu que empossou 324 novos servidores e ampliou a estrutura do Sistema Estadual de Agricultura
Da Redação*
Palmeira – O prefeito Altamir Sanson, participou nesta segunda-feira (26), ao lado do secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Marlon Gross, de um evento promovido pelo Governo do Estado que marcou o fortalecimento do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri). A solenidade, realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, reuniu autoridades estaduais e municipais e destacou investimentos voltados à ampliação do atendimento técnico aos produtores rurais.
Durante o evento, o governador Carlos Massa Ratinho Junior deu posse a 324 novos servidores que vão atuar nos órgãos do Seagri e realizou a entrega dos primeiros 250 veículos de um total superior a 600 adquiridos pelo Estado. Os investimentos têm como objetivo dar mais agilidade aos trabalhos de campo e fortalecer o suporte oferecido ao setor agropecuário paranaense.
Os novos profissionais passam a integrar a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). Além desses órgãos, o Seagri é formado também pelas Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa). Estão sendo contratados engenheiros agrônomos, ambientais e civis, administradores, assistentes sociais, economistas, técnicos de manejo e meio ambiente, entre outros profissionais de diversas áreas.
Ratinho Junior ressaltou que a posse dos novos servidores representa mais um avanço para a agricultura paranaense, ao garantir maior presença técnica nos territórios e apoio ao desenvolvimento sustentável do agronegócio. A solenidade também foi marcada pelo lançamento dos programas Paraná Conectado e Se Liga Aí, Paraná.
Na Seab, tomaram posse 173 novos servidores, todos admitidos por meio do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), reforçando áreas estratégicas de formulação de políticas públicas, gestão e apoio ao desenvolvimento agropecuário. Os cargos abrangem assistente social, engenheiro agrônomo, economista, nutricionista, contador, administrador, psicólogo, técnico de manejo e meio ambiente, engenheiro florestal, engenheiro civil, técnico de Tecnologia da Informação e geógrafo.
Uma das novas servidoras da Seab, a psicóloga Carolinne Roque de Freitas, destacou a motivação com o início do trabalho. “Entramos para atuar diretamente com os servidores, promovendo saúde e qualidade de vida. Os dados iniciais mostram baixo risco psicossocial, e nossa intenção é reforçar essa gestão humanizada”, afirmou.
O IDR-Paraná recebeu 111 novos servidores, admitidos por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), contemplando engenheiros agrônomos, administradores, médicos veterinários, engenheiro florestal, técnicos agrícolas e de agropecuária, além de pesquisadores. Já a Adapar incorporou 40 novos servidores efetivos, entre médicos veterinários, técnicos agrícolas e de agropecuária, administradores, economista, engenheiro do trabalho, psicólogo e especialistas em Tecnologia da Informação.
De acordo com o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, ainda há a perspectiva de novas contratações. “Temos a previsão de chamar mais de 50 engenheiros agrônomos para atuarem como fiscais em várias regiões do Estado. É um momento importante para a defesa agropecuária do Paraná”, destacou.

Para o governador, os veículos entregues terão papel fundamental no atendimento direto aos produtores rurais. “Essas viaturas vão permitir que o corpo técnico chegue às propriedades e leve amparo, novas técnicas e apoio à produção, especialmente aos pequenos agricultores”, afirmou Ratinho Junior.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, ressaltou que a atuação dos novos servidores permitirá maior eficiência no planejamento e na execução de políticas públicas. “Eles fortalecem a assistência técnica, a extensão rural, a pesquisa e a defesa sanitária, áreas que fazem a diferença em uma das agriculturas mais produtivas do Brasil, presente em mais de 170 países”, disse.
A entrega dos mais de 600 veículos ao Seagri deve beneficiar diretamente os produtores rurais paranaenses, ampliando a capacidade operacional dos órgãos e o atendimento no campo. A entrega dos primeiros 250 veículos integra um pacote mais amplo de modernização da Seab, que inclui ainda equipamentos de informática, drones, equipamentos laboratoriais, eletrodomésticos e mobiliário.
Além disso, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) adquiriu 20 caminhonetes, dentro de um convênio com o IDR-Paraná, no âmbito do programa Água Segura. Os veículos serão utilizados em ações de manejo e conservação do solo e da água em mananciais, com foco na segurança hídrica, na sustentabilidade dos sistemas produtivos e no bem-estar das populações urbanas e rurais.
*Com AEN