Prefeita Elisangela Pedroso recebe Título de Cidadã Honorária em sessão solene da Câmara de Carambeí
Honraria reconhece trajetória da gestora e sua contribuição histórica para o desenvolvimento do município
Emerson Teixeira
Carambeí – A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso de Oliveira Nunes, foi uma das homenageadas da sessão solene realizada na sexta-feira (5), ocasião em que recebeu o Título de Cidadã Honorária do Município. A homenagem, proposta pelo vereador Ilson Hegler Pedroso de Oliveira, reconhece os relevantes serviços prestados pela gestora ao município e à população ao longo de sua trajetória pública e política.
Bacharel em Pedagogia e em Direito, Elisangela construiu carreira marcada pela defesa da educação, da inclusão social e do desenvolvimento sustentável. Eleita vereadora em 2012, exerceu mandato até 2016, período em que se destacou pelo diálogo com a comunidade e pela atuação voltada ao desenvolvimento local. Após cumprir sua legislatura, assumiu a assessoria regional do gabinete do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli na Assembleia Legislativa do Paraná, ampliando sua experiência na gestão pública.
Em 2020, fez história ao se tornar a primeira mulher eleita prefeita de Carambeí. Desde então, sua administração tem promovido investimentos expressivos em infraestrutura, saúde, educação, assistência social e no fortalecimento da economia local. Entre os avanços, destaca-se a articulação para a consolidação de um polo industrial no município, atraindo novas empresas e ampliando oportunidades de emprego e renda.
Além da atuação municipal, Elisangela também ganhou projeção regional e estadual. Presidiu a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) no biênio 2023/2024 e, atualmente, integra o Conselho Diretor da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) como 2ª tesoureira para o período 2025/2027.
Durante seu discurso na solenidade, a prefeita afirmou estar emocionada com o reconhecimento. “Eu quero agradecer a Deus por essa oportunidade, pela vida, pela saúde. E dizer que estou muito feliz e emocionada por essa honraria. A maior honraria de dentro de um município”, declarou. Ela agradeceu ao vereador Ilson Caninana e aos demais parlamentares pela aprovação da homenagem, destacando a importância simbólica do momento. “Proporcionando que, mais uma vez, com a graça de Deus, da nossa população e desta Câmara de Vereadores, eu fizesse história em nossa cidade.”

Elisangela também recuperou memórias de sua infância, lembrando a participação de seu pai no processo de emancipação de Carambeí. “Quando o meu pai iniciou o processo de emancipação… um homem simples, um pedreiro, de classe média, semi-analfabeto, mas que tinha muita vontade de contribuir para a nossa cidade”, afirmou. Emocionada, citou episódios da época em que Carambeí ainda não possuía serviços básicos estruturados e a comunidade buscava ajuda diretamente em sua casa. “Muitas crianças eu vi nascer no carro do meu pai”, relembrou.
Ao comentar sua trajetória política, disse ter se inspirado nas sessões que acompanhava na infância quando acompanhava seu pai, na época vereador pelo municípío de Castro. “Eu achava muito bonito aquilo que os vereadores faziam, poder contribuir para a história da sua cidade. E eu coloquei no meu coração que um dia eu seria uma vereadora.” Segundo ela, sua ascensão política é parte de um propósito maior. “Eu sei que toda autoridade é constituída por Deus. E se nós estamos aqui hoje, vereadores, é porque nós fomos constituídos por Deus.”
A prefeita também destacou os avanços recentes do município, citando dados apresentados pelo comando da Polícia Militar. “Parabéns, prefeita. Até nisso Carambeí se destaca”, teria dito o Tenente Araújo ao entregar indicadores de criminalidade em baixa. Elisangela atribuiu o resultado ao bom desempenho das políticas públicas locais. “Se os índices estão baixos, é porque a saúde, a educação, a assistência social, tudo está indo bem no município.”

A gestora agradeceu os homenageados da noite, servidores e familiares, incluindo sua mãe e seu esposo, Davi. “A política só faz sentido se for para mudar e transformar vidas. E esse é o propósito de Deus para nós e nós estamos aqui. Eis-me aqui, Senhor. Obrigada.”
O Título de Cidadã Honorária, aprovado pela Câmara Municipal, reconhece oficialmente Elisangela Pedroso como uma das figuras mais influentes da história de Carambeí, coroando sua trajetória de dedicação, liderança e pioneirismo nos 30 anos do município.