Ponta Grossa institui a Semana Municipal da Comunidade Quilombola no município

0 25

Da Redação

Ponta Grossa – O município passará a celebrar, anualmente, a Semana Municipal da Comunidade Quilombola, com atividades concentradas na semana que compreende o dia 13 de maio — data emblemática da abolição da escravidão no Brasil. A criação da semana foi oficializada pela Lei nº 15.451/2025, de autoria do vereador Dr. Erick, sancionada pela prefeita Elizabeth Schmidt, após ser aprovada pela Câmara de Vereadores.

A iniciativa reconhece e valoriza a importância histórica, cultural e social das comunidades quilombolas presentes no município. Atualmente, Ponta Grossa abriga duas comunidades oficialmente reconhecidas: as Colônias Santa Cruz e Sútil, localizadas próximas à PR-151 (saída para Palmeira), além da comunidade tradicional negra de Sete Saltos, na divisa com Campo Largo.

A nova lei estabelece que a semana comemorativa será instrumento de política pública sociocultural, com diversos objetivos, entre eles, promover a divulgação da cultura quilombola envolvendo o poder público, sociedade civil organizada, instituições de ensino e a população em geral; incentivar a realização de exposições sobre os costumes, danças, comidas típicas e vestimentas das comunidades; fomentar feiras culturais e ações educativas nas escolas, com incentivo à produção acadêmica e aulas experimentais sobre a história e os modos de vida dos quilombolas e reforçar o entendimento sobre a formação dos quilombos e sua presença histórica no território ponta-grossense.

A Prefeitura Municipal será responsável por regulamentar a lei e garantir sua aplicação, com suporte orçamentário específico. Para 2025, ainda não foi informado se terá o evento, já que resta seis dias para a data.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.