Da redação
Carambeí – O município de Carambeí terá nestas eleições 16.445 eleitores aptos a votar. Como acontece em todo país, colaboradores que atuam no pleito passaram por treinamento e capacitação.
No caso de quem irá trabalhar em Carambeí, o treinamento envolveu 46 presidentes de mesa, destes, 38 compareceram presencialmente e o restante fez o treinamento de forma online.
Zona 139
A Zona Eleitoral (ZE) 139, sediada em Ponta Grossa, é responsável pelas eleições em Carambeí desde 2017, atuando nos pleitos de 2018 e 2020. Apesar de pertencer a Comarca de Castro, o município teve o remanejamento da Zona Eleitoral de Castro para Ponta Grossa, devido as mudanças de rezoneamento eleitoral propostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2017.
Nas eleições, cada um dos colaboradores que atuam em sessões eleitorais são responsáveis por cada processo durante a eleição – recebimento do documento oficial com foto, entrega do caderno para assinatura do eleitor e processo de biometria.
Carambeí possui seis locais de votação, sendo cinco na área urbana – Escola Estadual Tonia Joanna Harms, Colégio Estadual Julia Wanderley, Escola Municipal José Pedro Novaes Rosas, Escola Municipal Professora Geralda Harms Welbergen, Escola Municipal Professora Theresa Gaertner Saifarth. A Escola Rural Municipal Limpo Grande, localizada no Catanduvas, será a única a ter local de votação no interior do município.
Aparelhos
Tanto a utilização de aparelhos celulares, quanto portar armas nos locais de votação, são expressamente proibidos, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao fim de agosto deste ano.