Da Redação*
Castro – A Justiça Eleitoral de Castro publicou nesta quarta-feira (7) o Edital nº 05/2025, convocando a recontagem dos votos das eleições municipais de 2024. A medida atende a uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que reconheceu a nulidade dos votos atribuídos a todos os candidatos do partido PODEMOS, após comprovação de fraude à cota de gênero.
A recontagem será realizada no dia 15 de maio, a partir das 14 horas, na sede do Cartório Eleitoral da 16ª Zona Eleitoral. Conforme o edital assinado pela juíza eleitoral Adriana Paiva, o procedimento será público e poderá ser acompanhado por representantes do Ministério Público Eleitoral, da OAB, partidos, federações e coligações.
Com o reprocessamento dos dados, será gerado um novo relatório de totalização dos votos. Se houver alteração na lista de eleitos ou suplentes, novos diplomas serão expedidos e os anteriormente emitidos serão automaticamente cancelados, conforme estabelece a legislação eleitoral.
Após o reprocessamento, será elaborado e publicado um novo Relatório “Resultado da Totalização”. Caso haja alteração nos eleitos ou na ordem de suplência, haverá expedição de novos diplomas, e os anteriores serão cancelados conforme a legislação eleitoral.
A recontagem decorre de uma ação movida por Antônio Levi Napoli e pelo Partido Renovação Democrática de Castro, presidido por Sandro Machinski, com atuação dos advogados Fabrício Stadler Grellmann e Pietro Arnaud. A Justiça reconheceu a existência de candidaturas femininas fictícias utilizadas apenas para preencher a cota mínima exigida por lei, o que levou à cassação do vereador Jovenil Rodrigues de Freitas, à inelegibilidade por oito anos dos envolvidos e à anulação total dos votos da legenda.
Segundo o advogado Pietro Arnaud, com o novo resultado será solicitada à Câmara Municipal a imediata convocação de Antônio Levi para assumir o cargo de vereador.
“Esta é uma vitória da sociedade, cansada de manobras e subterfúgios eleitorais. Não há mais espaço para fraudes à cota de gênero. O interesse público exige probidade e seriedade na política”, afirmou Pietro.