Igreja Evangélica Assembleia de Deus celebra jubileu de sândalo durante solenidade no Poder Legislativo
Alep
O aniversário de 95 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba (IEADC) – o Jubileu de Sândalo, foi celebrado na noite desta sexta-feira (09), na Assembleia Legislativa do Paraná. A deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), proponente da homenagem e presidente da sessão solene, destacou ser esse um momento de imensa alegria e gratidão, que marcava uma trajetória abençoada e repleta de frutos, voltada para a propagação do Evangelho e de transformação da vida de milhares de pessoas.
Segundo o deputado Alexandre Curi (PSD), 1º secretário da Assembleia, que prestigiou o evento, a atuação da Assembleia de Deus é de grande importância para a sociedade. O parlamentar lembrou que ela está presente no Brasil há 114 anos, e no Paraná, caminha para completar um século de atuação. “É uma justa homenagem”, declarou. “É a maior denominação pentecostal do Brasil, tendo uma importância histórica muito grande no avanço do movimento evangélico no nosso país. Então, é um privilégio participar da celebração do aniversário de uma instituição de tanta relevância, que tão bem faz aos brasileiros, aos paranaenses e aos curitibanos, com sua obra espiritual, social e cívica”, afirmou.
“Louvamos à Deus por isso, por esse momento de comemoração”, disse o Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, presidente da Assembleia de Deus em Curitiba, que recebeu uma Menção Honrosa e um troféu, como forma de homenagem pelos 95 anos da IEADC. Ao lado da esposa, a Irmã Melvi Scheffel Gaby, ele enalteceu o papel essencial da pregação do Evangelho, da perseverança e da fé, e falou da alegria de participar desse momento, detalhando a expansão da congregação, que já conta com mais de 34 mil membros. Pastor Wagner fez ainda questão de reverenciar o início da história da Assembleia de Deus em Curitiba, citando o trabalho plantado na cidade pelo pastor Bruno Skolimovski, há quase 100 anos.
“Minhas orações são para que Deus permaneça abençoando esse lindo ministério que, além de trazer a mensagem do Evangelho, realiza uma grande ação social, ajudando as pessoas mais necessitadas, marginalizadas e discriminadas”, reiterou a deputada Cantora Mara Lima, que faz parte da denominação pentecostal há mais de 40 anos. Ela hoje integra a Bancada Evangélica da Assembleia e relata que “foi por meio da Assembleia de Deus que conheci Jesus, transformando minha história. Eu vim de um lar muito difícil e a força do evangelho devolveu um sentido para minha vida”. A deputada explicou que esse Jubileu é simbolizado pelo Sândalo, uma árvore extremamente resistente, mas que também representa a virtude da mansidão e da humildade. “Sempre que o machado a fere, perfuma o ambiente com a essência do perdão, um exemplo perfeito da lição que o Cristo nos ensinou: pagar o mal com o bem”, afirma a parlamentar.
A solenidade homenageou ainda diversas outras lideranças com diplomas de Menção Honrosa onde estava gravada a seguinte mensagem: “Concede votos de congratulações à Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba (IEADC) em comemoração ao aniversário de 95 anos da instituição, reconhecendo seu papel vital na construção de uma sociedade justa e amável como o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. No iniciou, uma oração foi preferida pelo Pastor Fábio Mariano, assessor da presidência da IEADC; e, no encerramento, o Pastor Gilmar Antônio de Andrade, vice-presidente da Igreja, proferiu a benção apostólica. A cerimônia, que lotou o espaço do Plenário, contou também com as participações de autoridades e membros do IEADC; e do coral e da orquestra da União da Mocidade Assembleia de Deus, sob a regência da maestrina Juliana Ribeiro Inácio Lopes dos Santos e do maestro Marcos André da Silva dos Santos.
Na abertura da cerimônia, a deputada Cantora Mara Lima externou condolências aos familiares dos passageiros e tripulantes falecidos no trágico acidente aéreo ocorrido na tarde de hoje, na região de Vinhedos, em São Paulo, em decorrência da queda de um avião que havia decolado da cidade de Cascavel (PR). Então, foi feito um minuto de silêncio em solidariedade às famílias, como forma de homenagem às vítimas.
Maior denominação pentecostal
A Assembleia de Deus foi fundada, oficialmente, no país em 1911, na cidade de Belém, no Pará, pelos suecos-americanos Gunnar Vingren e Daniel Berg. Tendo origem no movimento pentecostal do início do século XX na América, as Assembleias de Deus do Brasil, cresceram nos moldes da igreja do Novo Testamento, onde os discípulos cheios do Espírito Santo levaram o Evangelho a todo o mundo. Esse avivamento levou à fundação das Assembleias de Deus nos Estados Unidos da América, em 1914.
Em Curitiba, a Assembleia de Deus foi fundada no dia 7 de agosto de 1929 pelo pastor Bruno Skolimovski, de origem polonesa, vindo de Petrópolis (RJ), e desde o ano de 2011 é liderada pelo pastor Wagner Gaby. São 163 igrejas com 34 mil membros na Capital do estado. Os primeiros cultos foram celebrados em um salão situado na esquina das ruas Trajano Reis com Carlos Cavalcanti, no bairro São Francisco. O Templo Sede, hoje, está localizado na Rua Senador Xavier da Silva, no bairro Centro Cívico. Em todo o Paraná são 5 mil templos com mais de 600 mil fiéis. No Brasil, estima-se que a denominação tenha 22,5 milhões de membros. As Assembleias de Deus são um conjunto de 140 agrupamentos nacionais, mais de 350 mil igrejas que formam a maior denominação pentecostal do mundo. Hoje está presente em 217 países, atende a cerca de 69 milhões de adeptos, com quase 400 mil ministros.