Emerson Teixeira
Campo Largo – O ex-prefeito de Piraí do Sul, Valentim Zanello Milleo – conhecido como Tim Milleo –, de 75 anos, segue internado no Hospital do Rocio, em Campo Largo, onde apresenta boa evolução clínica. Tim permanece em ventilação mecânica com parâmetros mínimos, segundo atualização feita pelo filho e médico, Cidcley Milleo, no final da tarde desta quarta-feira (30).
De acordo com o boletim, o ex-prefeito está sob sedoanalgesia, ou seja, sedado e com medicação para controle da dor, mas sem a necessidade de sedação profunda. Os sinais vitais permanecem estáveis e os exames de imagem realizados nesta quarta foram considerados bons. Exames laboratoriais confirmaram o diagnóstico de pneumonia aspirativa, condição para a qual Tim já está recebendo tratamento com antibióticos.
A equipe médica planeja iniciar ainda nesta madrugada a redução gradual da sedoanalgesia, com expectativa de interrompê-la totalmente até a manhã de quinta-feira (1º). A partir disso, será aguardado o despertar do paciente — processo que pode levar algum tempo. “Após esse período, poderemos avaliar com mais precisão a parte neurológica”, explicou o dr. Cidcley Milleo.
Queda e internação
Tim Milleo foi hospitalizado na madrugada de terça-feira (29), após sofrer uma queda no banheiro de sua residência. Por volta da 1h20, o filho foi acionado e prestou os primeiros socorros, optando por levá-lo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castro, onde o ex-prefeito atua como médico há nove anos.
Na UPA, uma tomografia identificou a presença de um coágulo intracraniano. Diante da gravidade, Tim foi transferido pela ambulância Alfa do Samu para o Hospital do Rocio, referência em atendimentos de alta complexidade. Lá, passou por novos exames, incluindo tomografia e arteriografia. Apesar da queda e do sangramento intracraniano, o quadro de saúde é considerado estável e, até o momento, não há indícios de sequelas. “É uma situação delicada, mas não grave”, informou Cidcley.
Histórico político
Figura marcante na política dos Campos Gerais, Tim Milleo foi prefeito de Piraí do Sul por três mandatos. Nas eleições de 2024, tentou retornar ao cargo, mas não obteve sucesso nas urnas. Mesmo fora do executivo municipal, segue atuante na área da saúde e é uma referência respeitada na região.