Esposa de prefeito é nomeada secretária

Esposa de prefeito é nomeada secretária

Sandro Adriano Carrilho

Sem se importar com o que pensa a opinião pública, o prefeito castrense Moacyr Elias Fadel Junior (Patriota) nomeou na terça-feira (2) sua esposa, Michelle Nocera Fadel (decreto n° 054/2021), para ocupar a pasta da Família e Desenvolvimento Social em substituição a Ana Carolina Barros Madureira. Das nove secretarias que compõem o governo Moacyr, sete agora são ocupadas por pessoas com algum grau de parentesco com o chefe do executivo municipal, entre elas, um irmão, uma sobrinha, um primo, tia da primeira-dama, sogro – esse último à frente de duas pastas -, e agora a esposa. A ex-secretária da pasta, Ana Carolina, não ficará desamparada.

Conforme consta no decreto n° 043/2021, desde o dia 2 de fevereiro ela passou a exercer o cargo de Chefe do Departamento de Programas Habitacionais, curiosamente, na mesma secretaria a qual comandou no terceiro governo de Moacyr, até 1° de fevereiro deste ano.

A reforma administrativa a que se propõe Moacyr não se resume apenas na nomeação da primeira-dama como secretária municipal. Também houve mudanças na Secretaria de Esporte e Juventude com a exoneração de Marcos Vinicios Silva de Rocco, também no dia 2 deste mês. A reportagem tentou entrevistar o ex-secretário que é funcionário de carreira da mesma pasta. Por WhatsApp, ele limitou-se a dizer que “não muda nada a princípio, faz parte de uma reforma administrativa que está sendo realizada”.

Processos

A primeira-dama Michelle Nocera Fadel, com formação superior em Administração de Empresas, possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996) e especialização em Gestão da Qualidade pela Universidade Federal do Paraná (2000). Até então administrava a Fazenda Cercado Grande. Ocupou cargo no governo de Moacyr Fadel, na primeira gestão do marido, quando presidiu o Provopar Municipal. Inclusive, ela e o marido foram condenados, parcialmente, por improbidade administrativa, devido ao aumento de repasse à Provopar em 2008, ano de eleições municipais, em comparação ao valor total dispendido nos exercícios de 2005 a 2007. Teria sido adquirido e distribuído de fevereiro e dezembro de 2008, desde cestas básicas, passagens rodoviárias, até ovos de páscoa, andador, óculos, balas, aparelho de som, até a construção de banheiro para uma família carente. O Jusbrasil encontrou oito processos de Michelle Nocera Fadel nos Diários Oficiais, sete deles são do TJPR e um processo do TRF4-PR. Desses processos encontrados, Moacyr Elias Fadel Junior foi parte que mais pareceu.

Fontes: Portal TCE-PR, Escavador e Jusbrasil.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!