Da redação
A deputada federal Aline Sleutjes, na manhã desta terça-feira (1°), acompanhou a comitiva presidencial em visita as obras da Ponte da Integração Brasil Paraguai, ao lado do presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro; do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez; do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior,m; do Diretor da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e da bancada do Paraná.
Com 760 metros de comprimento, a estrutura vai desafogar o trânsito na Ponte da Amizade.
O presidente Jair Bolsonaro disse que a obra representa um “casamento perfeito” entre Brasil, Paraguai e o Paraná. “Nosso relacionamento é excelente, só pode produzir frutos como esse. É uma obra de integração. O Paraguai não é nosso vizinho, é nosso irmão”, disse Bolsonaro. Ele também destacou a geração de cerca de 500 empregos diretos (85% de operários da região) e 1.500 indiretos na cadeia de fornecedores.
A deputada Aline destacou a parceria estratégica com a governo federal e a Itaipu Binacional “Essa é uma nova era de desenvolvimento para o Paraná, uma conquista histórica que vai atrair novos investimentos, novos empregos. A ponte é um marco arquitetônico, turístico e de integração comercial entre os dois países”, ressaltou a parlamentar.
Segundo o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, a obra respalda o planejamento estratégico do Governo do Estado para a região Oeste. “Está interligada com as demais intervenções de Itaipu no Estado, alinhadas com o governador Ratinho Junior”, afirmou. “É uma obra fundamental para a região da tríplice fronteira”.
Ponte
A segunda ponte internacional sobre o Rio Paraná e a nova perimetral até a BR-277, que acompanha a obra, terão investimentos de R$ 463 milhões da Itaipu Binacional. A ponte, estimada em R$ 323 milhões, está sendo construída nas proximidades do Marco das Três Fronteiras, ligando Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco. A estrutura terá 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro nas laterais. A previsão é que a obra seja entregue em 2022.