Consulta pública para concessão do Parque do Guartelá, em Tibagi, termina na próxima segunda

Consulta pública para concessão do Parque do Guartelá, em Tibagi, termina na próxima segunda

Da Assessoria

A concessão do Parque Estadual do Guartelá está na segunda licitação e teve modificações nas diretrizes do projeto, como nova modelagem de investimento, alterações referentes à outorga e a publicação de um novo edital de licitação.

As mudanças foram baseadas em modelos adotados em projetos de nível nacional, visando o sucesso dos longos contratos de concessão e flexibilização de investimentos obrigatórios no período inicial.

Equipes técnicas da Superintendência e do Instituto Água e Terra (poder concedente), reavaliaram vários pontos para tornar o projeto mais atraente aos possíveis interessados.

Durante o ano passado, foram realizados dois road shows e uma audiência pública para apresentar as propostas e minuta do edital, além de ouvir investidores e a população sobre os benefícios da concessão na Unidade de Conservação (UC).

Sobre o parque

O Parque Estadual do Guartelá foi criado por decreto, em 1996, como área de proteção integral, com rico patrimônio natural e arqueológico da região do Cânion do Rio Iapó. Abriga cachoeiras, fontes, nascentes e espécies de fauna e flora nativas, como lobo-guará, jaguatirica, veado, gavião-pombo e a capivara.

Há, ainda, atrações como a cachoeira da Ponte de Pedra, com aproximadamente 180 metros de altura, e o Córrego Pedregulho, que forma cascatas e “banheiras” naturais. O local permite caminhada por trilhas, contemplação da paisagem e visita a sítios pré-históricos.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!