Castro recebe duas novas ambulâncias e amplia atendimento de urgência

Entrega dos veículos foi informada pelo mandato do deputado federal Aliel Machado (PV) neste mês de março. A renovação da frota ocorre por meio do Novo PAC

0 44

Da Assessoria

Castro – O município recebeu duas novas ambulâncias para ampliar os serviços prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A informação da entrega dos veículos foi divulgada pelo mandato do deputado federal Aliel Machado (PV) no início de março.

Castro está entre as 558 cidades contempladas com a renovação da frota por meio do Novo PAC. Entre as cidades do Paraná mais próximas, também receberam ambulâncias Ponta Grossa (3), Telêmaco Borba (2), Arapoti, Piraí do Sul, Imbaú, Irati, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Prudentópolis, São João do Triunfo, Tibagi, União da Vitória, Colombo, Lapa, Laranjeiras do Sul, Morretes, Palmas, Pitanga e Sertanópolis.

De acordo com o parlamentar, a ação representa o compromisso do Governo Federal com a população brasileira. “Essa é uma conquista muito importante para Castro e tantas outras cidades do país. A renovação das frotas precisa ocorrer de maneira constante para garantir um atendimento adequado aos pacientes e as melhores condições de trabalho para os profissionais da área. Parabenizo o Governo Lula por esse recurso tão essencial, viabilizado por meio do PAC, e também as nossas cidades do Paraná, que tanto necessitam dessas ambulâncias”, disse.

 

Compromisso com a saúde

A maior entrega de veículos do atual governo inclui 703 ambulâncias para renovação de frota e outras 86 Unidades de Suporte Avançado. Ao todo, 558 cidades em 21 estados serão beneficiadas, com um investimento total superior a R$ 243 milhões. A cerimônia contará com a presença de deputados e demais lideranças políticas, incluindo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O Ministério da Saúde não realizava a entrega de Unidades de Suporte Avançado desde 2018. Com um investimento total de R$ 40,4 milhões, essas ambulâncias atenderão 20.419.794 pessoas, das quais 1.741.780 estavam sem cobertura, elevando a cobertura populacional do SAMU 192 de 88,42% para 89,40%.

O Governo Federal entregou apenas 366 veículos entre 2019 e 2022. Nos dois primeiros anos do Governo Lula, já foram entregues 1.109 unidades do SAMU 192. Em 2025, estão sendo entregues 1.193 ambulâncias. Para universalizar o SAMU até o final de 2026, serão destinados mais 2.339 veículos.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.