Carambeí licita projeto de complexo de Saúde

0 2

Da Assessoria

No dia 8 de fevereiro, a Prefeitura de Carambeí realizará o processo licitatório para a contratação de empresa de engenharia para elaborar o projeto de construção do novo complexo de Saúde, incluindo o novo Pronto Atendimento 24 horas. No início desta semana, a prefeita Elisangela Pedroso esteve em reunião com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, intermediada pelo 1º secretário da Assembleia Legislativo do Paraná, Luiz Claudio Romanelli.

Elisangela ressalta que apresentou ao secretário as metas do novo Centro Municipal de Saúde que será erguido ao lado do Centro de Saúde Otávio Pedroso de Oliveira, no centro da cidade. “Vamos retirar o Parque de Máquinas e demolir as estruturas antigas dos prédios que hoje abrigam vários departamentos e demandam de muita manutenção. A cidade cresceu e o parque está deslocado, com acesso difícil de caminhões e máquinas pesadas no local”, disse.

A prefeita diz se tratar de um compromisso dessa nova gestão o projeto que irá atender a demanda populacional dos próximos 20 anos. “Carambeí é uma cidade em ascensão, com desenvolvimento rápido, e crescimento estimado de população, com prospecção de novos investidores por meio do Projeto de Retomada do Crescimento Industrial”, frisou.

Ela fala que hoje a cidade tem a mesma estrutura do ano de 1998, quando o município foi emancipado politicamente e com cerca de 5 mil moradores no então distrito. Precisamos planejar e pensar as próximas décadas com um crescimento ordenado, e dentro das normas sanitárias exigidas. Nós já promovemos mudanças estratégicas, compramos equipamentos novos, e reformamos a estrutura, mas, enquanto gestores, precisamos pensar na Carambeí do futuro”, destacou.

Sobre o encontro com o secretário Beto Preto, Elisangela conta que o município e o estado estão unificados e empenhados na construção do complexo de Saúde. “Em nome do governador Ratinho Junior, o secretário Beto disse que não medirá esforços para auxiliar o município nesta construção com recursos junto ao Paraná Cidade. É uma grande obra e com um investimento alto, mas que trará grande benefício para a nossa população”, destacou.

O secretário municipal de Planejamento, Fábio Delong, explica que o novo complexo está sendo projetado com cerca de 3,5 mil metros quadrados, sendo dois blocos. “O primeiro [bloco], em seu piso térreo, concentrará o Pronto Atendimento de Saúde e no piso superior todo o administrativo da secretaria Municipal de Saúde. Já o segundo, haverá a implantação num único piso uma CAF – Unidade de Assistência Farmacêutica, responsável pelo recebimento, estocagem, guarda e expedição de medicamentos; Sala de Vacinas e Fisioterapia”, observou.

A empresa a ser contratada será especializada em construção para a Saúde, com experiência em hospitais, por exemplo, como exigem as autoridades de saúde e vigilância do país. “O projeto vai contemplar exigências técnicas do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, tudo como é exigido pela Terceira Regional de Saúde, que está acompanhando todo o processo de elaboração do projeto técnico. A ideia é concentrar num mesmo lugar a maior parte dos serviços públicos para facilitar o acesso da população”, considerou a secretária de Saúde, Juliane Dorosxi.

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!