Aliel e Ministro Renan anunciam contratação do projeto para obras da rodovia Transbrasiliana nos Campos Gerais

Projeto avaliado em cerca de R$ 5 milhões atende demanda histórica, incluindo a conclusão do trecho entre Tibagi e Imbituva. 

0 7

Da Redação

Ponta Grossa – O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) e o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciaram, em agenda realizada nesta quarta-feira (3), em Ponta Grossa, a publicação do edital para a contratação do projeto executivo das obras da BR-153 (Transbrasiliana) nos Campos Gerais.

Com o projeto estimado em R$ 5 milhões, a prioridade é concluir o trecho entre Tibagi e Imbituva, uma demanda histórica da região. De acordo com o cronograma previsto, após a contratação do projeto, a licitação das obras deve ocorrer em 2026.

Para Aliel, o anúncio consolida uma caminhada iniciada há anos, a partir da mobilização regional e do diálogo permanente com o Governo Federal. “Transformar a Transbrasiliana em uma rodovia segura, moderna e integrada à nossa economia é um passo decisivo para o desenvolvimento dos Campos Gerais. Hoje anunciamos que o projeto executivo será contratado e que, em 2026, licitaremos as obras no trecho entre Tibagi e Imbituva. Agradeço ao presidente Lula, ao ministro Renan e a toda a equipe responsável. É a realização de um sonho de décadas para as nossas cidades”, afirmou o deputado. A agenda contou com a presença de prefeitos e lideranças regionais.

O ministro Renan Filho exaltou o trabalho de Aliel e parabenizou a região pela conquista. “O deputado Aliel nos auxiliou muito com essa pauta em Brasília. Com sua atuação e com o apoio do presidente Lula, incluímos a obra da Transbrasiliana dentro do PAC. É uma obra que vai pôr fim a essa estrada de barro aqui da região. Só no Paraná ainda havia um trecho assim. Vamos publicar agora o edital do projeto para realizar as obras no próximo ano”, ressaltou.


Compromisso

A priorização das obras na BR-153 resulta de uma série de ações, entre elas a articulação de Aliel junto ao Governo Federal, quando entregou a demanda diretamente ao presidente Lula. A partir da atuação do deputado, a inclusão do trecho no Novo PAC foi oficializada em 2023.

Aliel também participou de diversas reuniões técnicas com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que contribuíram para o avanço do planejamento e destravaram o projeto. Esses marcos deram base técnica e orçamentária para o compromisso anunciado hoje.

A Transbrasiliana é estratégica para o escoamento da produção e a integração logística do Paraná. Ao alcançar a etapa de projeto executivo, o governo garante engenharia detalhada, licenças e soluções de segurança viária, reduzindo riscos na execução e acelerando a contratação das obras, prevista para 2026.

Nesta quarta-feira, Aliel e o ministro Renan também participaram da Cerimônia de Apresentação do Balanço dos 100 Dias – Lote 03 da Concessionária PRVias, coordenada pelo Ministério dos Transportes e pela ANTT, no Parque Estadual de Vila Velha.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.