Da Redação
O total de 54.482 eleitores castrenses estão aptos para votar neste domingo de eleição de segundo turno.
De acordo com estimativa da Justiça Eleitoral, em Castro, cada eleitor levará 10 segundos para votar, lembrando que no Paraná a votação é apenas para presidente.
Ontem a movimentação foi grande no Cartório Eleitoral em Castro. Até às 13 horas de sábado (29), as urnas ainda chegavam aos locais de votação, descreveu a chefe do Cartório, Fernanda Araujo. São 177 urnas, 19 de contingência, distribuídas nas 177 seções eleitorais.
As regras estão sendo as mesmas do primeiro turno, não podendo usar aparelhos celulares na cabine de votação e nem portar armas nas imediações das seções eleitorais.
Uma observação importante, destacada pela chefe do cartório é que, quem não votou no primeiro turno pode votar agora, pois são eleições independentes, lembrando que precisa fazer acompanhar de documento oficial com foto. Outra orientação é no momento do voto. “Votar com calma e só confirmar o voto quando aparecer a foto do candidato desejado, pois depois de confirmar não tem como reclamar”.
A reportagem perguntou qual o procedimento se na hora de votar aparecer algo diferente, ou der algum problema na urna, Fernanda disse que “não confirma e conversa com o mesário. Pode acontecer de dar problema no teclado e nesse caso faremos o teste com o teclado e se realmente estiver com problemas, trocamos a urna. Mas se confirmar antes, não terá o que fazer, e não poderá votar novamente”,
Pessoas envolvidas
Perto de 850 pessoas se envolveram nessas eleições, entre funcionários da justiça eleitoral de Castro, mesários e outros. Um trabalho que começou muito antes dos dois turnos.
Diferente dos pleitos anteriores, foi unificada a votação em todo o país e seguirá somente o horário de Brasília, não mais levando em consideração diferenças de fuso horário.
Horário de votação
As seções eleitorais de Castro abriram às 8 horas e encerram às 17 horas.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, até 20 horas já se terá o resultado das urnas.
1º turno
No primeiro turno o número de abstenções chegou a 17,93%. Para presidente da República, 55,51% (23.547 votos) deram o seu voto a Jair Bolsonaro (PL), enquanto que 35,08% (14.885 votos) escolheram Lula (PT). Brancos foram 2,62% e nulos 2,37%.
*Com informações da Justiça Eleitoral