Da Assessoria
Ponta Grossa– A Universidade Estadual de Ponta Grossa iniciou nesta semana a 14ª edição do Simpósio Jurídico dos Campos Gerais, com o tema 35 anos da Constituição Federal e os avanços do Direito. A palestra de abertura contou com a presença de Raquel Dodge, Subprocuradora Geral da República. O evento é organizado pelo Centro Acadêmico Carvalho Santos (Cacs), do curso de Direito da UEPG, em parceria com o Setor de Ciências Jurídicas (Secijur) e a Unicesumar de Ponta Grossa. As atividades estão programadas até sexta-feira (27), com palestras, mesas-redondas e minicursos para todos os inscritos. Os participantes do evento terão a oportunidade de prestigiar e aprender com autoridades e figuras notáveis do Direito do Paraná, apresentar trabalhos, como artigos científicos e resumos expandidos, e receber certificados de horas.
Presença ilustre
Raquel Dodge, Subprocuradora Geral da República, mestre em Direito pela Harvard Law School e pela Universidade de Brasília, ministrou a palestra “35 anos da missão constitucional do Ministério Público: a voz da experiência na defesa da ordem jurídica”, no auditório da Unicesumar. Durante sua fala, Dodge reforçou a força da constituição. “Há 35 anos a sociedade se reuniu em Brasília para debater ideias acumuladas há 500 anos. Essa reunião produziu um documento poderoso e emancipador, que estamos aqui hoje para celebrá-lo. Estamos vivenciando um regime de estabilidade nunca antes experimentado na história do nosso país”, enfatizou.
Também esteve presente o vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate, que afirmou estar muito contente por participar de uma celebração do aniversário da Constituição em parceria com outras instituições. “A união de dois grandes centros educacionais da região é sinal que estamos trilhando o caminho certo no ensino do Direito”, compartilhou o vice-reitor. A diretora do Secijur, Adriana Timóteo, comentou que o Simpósio deste ano tem tudo para entrar para história. “A Universidade é um espaço de produção de conhecimento de forma indissociada. Apostamos no diálogo, que se reflete em números, mais de 400 inscritos e mais de 150 trabalhos a serem apresentados”, afirmou. A diretora também complementou que a ocasião é momento de celebrar conquistas e diferenças, ressaltando que a convidada Raquel Dodge, por exemplo, foi a primeira mulher a ser procuradora geral no país.
Júlia Bilobran, membro da presidência do Cacs, relatou que o Simpósio é o evento anual mais importante do Centro Acadêmico, momento em que a equipe busca trazer nomes de peso para a área jurídica, criando senso de comunidade para os alunos. “Trazer a Raquel Dodge foi um achado e fruto de empenho nosso, um nome que faz todo sentido com o tema do evento e que falará sobre a importância do Ministério Público e do judiciário na construção e defesa da constituição”, afirmou Júlia. Levar a abertura do Simpósio para uma instituição parceira também foi uma decisão pensando no futuro do Direito. “Não é porque estudamos em instituições diferentes que pensamos de formas diferentes, afinal somos uma futura geração no Direito. Precisamos dessa integração para desde já trabalharmos em conjunto”, completou. Tauane Brenna, aluna do segundo ano de Direito na UEPG, afirma que a troca de conhecimento com alunos de outras instituições é muito positiva, proporcionando partilha dos aprendizados. “Estar aqui é uma experiência para conhecer outras realidades, com pessoas que veem o Direito de maneira diferente”, relatou.
Quinta e sexta-feira
O Simpósio conta com palestra Magna ministrada por João Batista Lazzari, especialista em Direito Constitucional e professor das Escolas da Magistratura Federal e do Trabalho no Estado de Santa Catarina. O tema da ocasião será “Fundamentos Constitucionais do Direito Previdenciário no Brasil: Desafios e Perspectivas”. Também acontecem apresentações de trabalho e mesas redondas sobre direito e tecnologia, combate à violência e direitos LGBTQIA+