ASSISTA – Simepar divulga novo vídeo que mostra supercélula do tornado no Paraná

Imagens foram registradas por câmeras da Universidade Federal da Fronteira Sul, em Laranjeiras do Sul; fenômeno deixou cinco mortos em Rio Bonito do Iguaçu

0 15

Da Redação

Laranjeiras do Sul — O Simepar divulgou, na manhã desta segunda-feira (10), um novo vídeo que mostra o avanço da supercélula responsável pelo tornado que devastou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, na última sexta-feira (7). As imagens foram registradas por câmeras do circuito interno da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no campus de Laranjeiras do Sul, localizado a cerca de cinco quilômetros do trajeto do fenômeno.

“Nas imagens dá para ver a supercélula atravessando a cidade. Dentro da supercélula está o tornado”, explicou o Simepar, em nota enviada à imprensa. O vídeo reforça a magnitude do evento meteorológico que, segundo o órgão, provocou ventos superiores a 300 km/h, deixando um rastro de destruição e resultando na morte de seis moradores de Rio Bonito do Iguaçu.

A tragédia mobilizou equipes de resgate, defesa civil e assistência social em toda a região. Neste domingo (9), o governo do Paraná sancionou uma lei emergencial para garantir atendimento mais rápido às famílias atingidas. O texto prevê benefícios de até R$ 50 mil por família, com investimento inicial estimado em R$ 50 milhões.

Os critérios para o recebimento dos recursos ainda serão definidos por decreto, mas o objetivo, segundo o governo estadual, é acelerar a reconstrução das moradias e restabelecer a infraestrutura básica nas áreas devastadas pelo tornado.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.