AEN
Pela terceira vez consecutiva, o Paraná participará da Sial Canada, maior feira de alimentos da América do Norte, realizada em Toronto, de 29 de abril a 1.º de maio. A missão, organizada pela Invest Paraná — agência de atração de investimentos do Governo do Estado —, conta com apoio da Fomento Paraná e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e levará 14 empresas paranaenses para apresentarem seus produtos e buscarem novas oportunidades no mercado internacional.
São produtos como sucos, erva-mate, grãos, comidas para bebês e produtos saudáveis (zero açúcar, lactose, glúten e opções veganas), em uma ação estratégica do Governo do Estado para fortalecer as exportações no setor alimentício. As empresas foram selecionadas por meio de edital e contarão com apoio integral da Invest Paraná, sem custos de participação.
O diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, destacou que algumas das empresas participantes nunca exportaram. “Nós já participamos da Sial, então conhecemos vários importadores e organizamos diversas reuniões B2B [sigla de negócio para negócio em inglês] para essas empresas. Esperamos que isso amplie o mercado paranaense e o nosso portfólio em uma feira tão importante como essa”, afirmou.
Segundo Rocco, a missão representa não apenas uma economia para as empresas, mas também uma oportunidade estratégica. “É uma abertura de mercado que a Invest Paraná faz por elas, promovendo tanto uma economia financeira de não precisar ir para uma feira como essa, quanto a jornada de como fazer isso, gastando menos e tendo um resultado maximizado”, acrescentou. “Nosso objetivo é representar essas empresas e fazer com que elas tenham acesso a mercados que, sozinhas, provavelmente não atingiriam”.
A Sial Canada reúne mais de mil expositores e cerca de 23 mil profissionais de 70 países, com mais de 70 atividades programadas, entre conferências, workshops e podcasts ao vivo. O Paraná fará parte do pavilhão organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), parceira de longa data da Invest Paraná e que viabilizou a participação do Estado com dois balcões. Empresários de diversos países poderão conhecer produtos, materiais impressos e digitais das empresas paranaenses.
Essa é a terceira missão comercial da agência de atração de investimentos em 2025. Em março, representantes da Invest Paraná participaram da feira Aahar, na Índia, e da Expo Antad, no México.
Empresas
Participarão do estande da Invest Paraná as marcas Amafil, Bella Giornata, Campo Largo, Carob House, Dr. Peanut, Erva Mate Elizabeth, Erva Mate Paraná, Low Sugar, Papapá, Pinati, Qualinova, SL Alimentos, Vapza e Zaeli, todas do ramo de alimentos e bebidas.
Para o representante comercial da Papapá e da Pinati, Conrado Canzonieri, esse apoio é fundamental para as empresas crescerem no mercado internacional. “São duas marcas que ainda são muito nichadas no Brasil e que estão dando os primeiros passos na exportação, então não teriam condições de ir, por conta própria, prospectar novos mercados”, salientou. “Graças à Invest Paraná temos a oportunidade de dar as caras em outros mercados estratégicos”.
“Com essa oportunidade, conseguimos ampliar os horizontes, impactar novos consumidores e talvez sair de lá com novos parceiros, novos negócios realizados e novas possibilidades de expansão. Para nós, é muito bom trabalhar com uma equipe profissional e uma estrutura preparada como a da Invest Paraná”, afirmou Canzonieri.