Obras da Ponte de Guaratuba chegam a 65% com destaque para avanço do trecho estaiado

Na infraestrutura da ponte, até o momento, foi registrada a marca de 54 estacas concretadas na baía.

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AEN

Guaratuba – As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, chegaram a 65% de execução, de acordo com o boletim de obras do mês de junho, divulgado nesta terça-feira (08). Um dos destaques da obra foi o avanço da estrutura do trecho estaiado, que é a parte que terá as grandes torres com os estaios de sustentação entre as pistas.

Durante o mês houve a conclusão das aduelas de partida, que ajudam a formar as torres principais, nos apoios 4 e 5. A infraestrutura (estacas e blocos de coroamento) e a mesoestrutura (pilares) das torres principais do trecho estaiado já estão finalizadas.

Na infraestrutura da ponte, até o momento, foi registrada a marca de 54 estacas concretadas na baía. São 20 estacas concluídas do trecho estaiado e 34 do trecho pré-moldado. Ao total, 64 estacas compõem a estrutura, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado. Essa etapa já entrou na reta final.

Ao longo do mês também teve continuidade a fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês com o acumulado de 105 estruturas fabricadas e 88 lançadas nas travessas.

Dez lajes do tabuleiro já foram finalizadas, de um total de 20 previstas no trecho pré-moldado da ponte (50%). O trecho estaiado compreende ainda três vãos adicionais, totalizando 23 ao longo de toda a ponte.

As vigas longarinas e pré-lajes são fabricadas fora de sua posição final, geralmente no canteiro de obras ou por empresas especializadas. Esses elementos são transportados e posicionados sobre os apoios da ponte. Inicialmente, as vigas longarinas são lançadas sobre as travessas, que posteriormente recebem as lajes. Estas funcionam como um sistema de forma, apoiando a colocação das armaduras e a concretagem da laje. Após a concretagem, a laje receberá o revestimento de pavimento, destinado ao tráfego de veículos.

O processo de pré-fabricação agiliza significativamente a execução da ponte, pois permite a fabricação das peças em paralelo com a construção da infraestrutura (estacas) e mesoestrutura (pilares e travessas). Dessa forma, se elimina a necessidade de etapas convencionais como armação, forma e concretagem in loco para esses componentes, otimizando o cronograma da obra.

“Chegamos a um marco importante na construção da Ponte de Guaratuba: já alcançamos 65% de execução das obras, com avanços bem importantes em todas as etapas. Isso mostra que estamos no caminho certo, com um cronograma rigorosamente em dia e um trabalho sério, com responsabilidade ambiental, técnica e social”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

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