Nova rota: voo direto entre Foz do Iguaçu e Brasília inicia nesta segunda operado pela Latam
Os voos partem diariamente do Aeroporto Internacional das Cataratas, às 17h15, e tem duração de duas horas.
AEN
Curitiba – Um dos principais destinos turísticos nacionais, Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, inicia nesta segunda-feira (27) um novo voo direto até Brasília, operado pela Latam. A nova rota que conecta a Capital Federal à Terra das Cataratas foi destacada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que se reuniu, no Palácio Iguaçu, com o diretor de Assuntos Públicos da Latam Airlines Brasil, Eduardo Macedo.
Os voos partem diariamente do Aeroporto Internacional das Cataratas, às 17h15, e tem duração de duas horas. Já vindo de Brasília, as partidas do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek são às 8h25, utilizando aeronaves Airbus A320 e A321, com capacidade entre 174 e 216 assentos, incluindo assentos na categoria Premium Economy.
Esta é a segunda rota iniciada nesta semana a partir de Foz do Iguaçu. No domingo (26), a companhia aérea Azul iniciou a conexão com o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com dois voos diários por trecho.
Brasília é o hub doméstico da Latam, onde são feitas todas as conexões entre todas as capitais brasileiras, além de receber voos internacionais, o que deve ajudar a ampliar o fluxo turístico em Foz do Iguaçu. “A Latam tem investindo muito em novas rotas aqui no Estado, isso aumenta o número de voos para a população do Paraná e também atrai mais turistas ao nosso Estado”, afirmou Ratinho Junior.
“Essa rota é importante porque Brasília é uma grande central de passageiros do Brasil inteiro e também de fora do País, porque tem muitos voos internacionais”, salientou o governador. “Esse voo direto conecta a nossa Foz do Iguaçu, que é o segundo maior destino internacional do Brasil, a muitos turistas brasileiros e estrangeiros. E novos voos vêm por aí. Trabalhamos com a Latam e outras companhias para ampliar a malha aeroviária do Estado, o que é importante para a economia paranaense”.
Além de Foz, a companhia aérea também anunciou recentemente outra rota no Estado, entre Curitiba e Rio de Janeiro, conectando dois aeroportos internacionais: o Afonso Pena e o Galeão. “Isso reforça o compromisso da Latam com o Estado do Paraná. Iniciamos hoje a ligação de Brasília a Foz do Iguaçu, com sete operações semanais, o que possibilita conectar e aproximar cada vez mais o Estado do Paraná ao Brasil e ao mundo”, disse Macedo.
“Temos crescido muito, realmente o Paraná é destaque nacional no ramo turístico, e Brasília é uma das portas de entrada de visitantes estrangeiros, que agora vão chegar na Capital e poderão vir diretamente para Foz do Iguaçu, nosso maior cartão postal”, salientou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.

Voos
Atualmente, a Latam opera cerca de 260 voos por semana no Paraná, incluindo as rotas domésticas Brasília-Curitiba; São Paulo/Congonhas-Curitiba; São Paulo/Guarulhos-Curitiba; Foz do Iguaçu-Curitiba; Porto Alegre-Curitiba; São Paulo/Congonhas-Maringá; São Paulo/Guarulhos-Maringá; São Paulo/Congonhas-Londrina; São Paulo/Guarulhos-Londrina; São Paulo/Congonhas-Foz do Iguaçu; Rio de Janeiro/Galeão-Foz do Iguaçu e São Paulo/Guarulhos-Foz do Iguaçu.
A companhia também opera com as linhas internacionais Lima-Curitiba e Santiago-Curitiba. De acordo com informações da Latam, a empresa oferta voos regulares para 55 aeroportos em todas as regiões do Brasil. Somente neste ano, inaugurou quatro novas rotas nacionais e adicionou 10 mil novos assentos semanais ao mercado doméstico. No mercado internacional, a Latam tem voos próprios para 90 destinos fora do país, também adicionando 10 mil novos assentos semanais neste ano.
Turismo em Foz
Foz do Iguaçu é referência nacional e internacional na área do turismo, e até o início de setembro, seus principais atrativos, como o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves e a Itaipu Binacional, receberam 3,3 milhões de visitantes. Além das belezas naturais, a cidade conta com outras atrações, como a Mesquita Omar Ibn Al Khattab e o Marco das Três Fronteiras, e é também importante polo do turismo de negócios.
O Parque Nacional do Iguaçu já recebeu 1.321.416 visitantes, volume 10,81% superior ao do mesmo período de janeiro a agosto de 2024, quando foram registradas 1.192.467 pessoas. O local abriga as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e eleita em 2025 como o principal atrativo do Brasil e da América do Sul pela plataforma de viagens TripAdvisor.
Próximo dali, o Parque das Aves também registrou intenso movimento: foram 579.020 turistas nestes oito meses, um aumento de 12,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, que teve 515.966 visitantes. O atrativo é a única instituição do mundo focada na conservação das aves da Mata Atlântica. Lá é possível ter uma experiência com exuberantes aves e com as florestas em que habitam, ajudando na conservação da mata e suas espécies.
Foz também será a primeira cidade no Hemisfério Sul a contar com a filial do renomado museu francês Centro Pompidou. O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 250 milhões na construção do Centre Pompidou Paraná, que ficará em um terreno próximo ao Aeroporto das Cataratas, fazendo a integração entre cultura e natureza e promovendo a arte na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.