Da Assessoria
Quase duas mil pessoas participaram, no último domingo (8), da abertura do Natal da Itaipu 2024. A missa com o Padre Reginaldo Manzotti, na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, em Foz do Iguaçu (PR), seguida de show, representou o verdadeiro espírito do Natal, com muita alegria, fraternidade e solidariedade.
“Para nós, da Itaipu, o que queremos é fortalecer o espírito de Natal, celebrar uma sociedade em que sejamos todos irmãos, respeitando uns aos outros”, declarou o diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri, que acompanhou o evento.
A programação da abertura do Natal, que aconteceria no Gramadão da Vila A, teve de ser modificada devido à forte chuva que caiu em Foz do Iguaçu na sexta-feira (6) e sábado (7). A apresentação teatral da Cia Despertar foi transferida para a próxima quarta-feira (11), às 20h; e com apoio da Diocese de Foz do Iguaçu, a missa aconteceu na Catedral.
“Se Deus quis a chuva, louvado seja. É uma chuva de bençãos, regando a terra e regando os corações dos fiéis”, afirmou o Padre Reginaldo Manzotti, que agradeceu o apoio do bispo dom Sérgio de Deus e do padre Clodoaldo Frasseto, pároco da Catedral, que estavam em eventos em outras cidades, mas autorizaram a transferência do evento para o espaço coberto.
Para Manzotti, que já participou da abertura do Natal da Itaipu em 2021, o retorno foi um “encontro entre amigos”. “Tenho uma lembrança muito gostosa do último Natal que celebramos aqui. Por mim, viria todos os anos”, afirmou o Padre, que tem muitos fãs e fiéis não só em Foz do Iguaçu, mas também no Paraguai e na Argentina.
Celebração inesquecível
O Padre Ramon Vergasta, vigário que participou da celebração, reforçou que a missa “ficará marcada na história da Catedral”. Nas palavras do coroinha João Gabriel Alves, de 17 anos, que já acompanhou a celebração de muitas missas, essa, com o padre famoso, foi especial. “Foi igual, mas também muito diferente”, afirmou. “O Padre foi muito simpático”, elogiou.
O carisma de Manzotti costuma atrair multidões, e não foi diferente nesse domingo. Desde as 16h, a população já aguardava em frente à Catedral para a missa e o show. Uma das primeiras a chegar foi Marceli de Oliveira Trindade, que trazia um presente para o ídolo: uma colcha de retalhos feita à mão.
“Ele disse uma vez que ‘ninguém costura remendo de pano novo em roupa velha’ [Mateus 9:16-17] e eu quis mostrar para ele que os remendos podem fazer coisas bonitas”, explicou ela. Marceli passou a se dedicar à costura após uma cirurgia cardíaca, e ouve o Padre todas as manhãs, enquanto produz as colchas. “Escolhi retalhos de girassol, que sei que ele gosta, de santos, de flores… cada um foi escolhido com muito carinho.”
Acompanhada da filha, Beatriz, Marceli acompanhou a missa e o show de perto e aproveitou para entregar o presente. “Estava guardando dinheiro para ir para Curitiba, mas aí a Itaipu trouxe ele para cá. Agradeço muito por isso, foi um show maravilhoso”, completou.
A missa e o show foram transmitidos ao vivo pela TV Evangelizar e estão disponíveis no canal da emissora no Youtube.
Programação no Gramadão
As atividades no Gramadão começam nesta terça-feira (10), às 19h, com a fanfarra e o acendimento da árvore. A partir das 20h tem oficinas gratuitas de Contação de Histórias, Pintura de Enfeites de Natal, Confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, Pintura em ecobags e Jardinagem. As inscrições serão feitas por ordem de chegada e as vagas são limitadas.
Haverá ainda efeitos artísticos com luzes de LED, projeção de vídeos e vários espaços “instagramáveis” para registrar o momento em família, além de acrobatas, palhaços e “duenders”, os fotógrafos que estarão registrando o evento e os visitantes.
Outro destaque da decoração é a Casa do Papai Noel. Durante a semana, ele conversa e tira fotos com as crianças das 20h às 22h; nos fins de semana, das 18h às 22h.
Enio Verri recebeu uma imagem de presente do Padre Reginaldo Manzotti. Foto: Jean Pavão/Itaipu Binacional