Curitiba – A programação da Vila Encantada de Natal, promovida pela Itaipu Binacional no Gramadão da Vila A, encerrou-se nesse domingo (5) com muitos elogios de quem assistiu ao show de luzes, curtiu as apresentações musicais ou participou das cinco oficinas gratuitas de artes oferecidas ao longo do mês de dezembro. A estimativa é que mais de 7 mil crianças participaram das atividades.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou que a organização do evento garantiu um local seguro para toda a família, que neste ano pode aproveitar mais que apenas apreciar a decoração. “O Natal do Gramadão foi um sucesso, reforçamos nosso compromisso com a promoção da arte e da cultura na região para todos e todas”, afirmou.
Hérica Medeiros da Silva de Sá levou as quatro filhas para o Gramadão quase todos os dias. “Aqui elas se sentiram acolhidas, principalmente pelas atendentes”. Para o próximo ano, as meninas já sabem até o querem ver novamente: “O show de luzes da abertura. Foi espetacular”, disseram animadas.
As programações mais interativas também agradaram o público. Segundo Juliane da Motta, o que a fez retornar três vezes à festa foram as atividades com os personagens da Vila Encantada, que incluíram contação de histórias pela Mamãe Noel; pintura de enfeites de árvores de Natal com a Senhora Árvore; produção de instrumentos musicais de materiais reciclados com o Maestro Capivara e a Onça Maestrina; pintura em ecobags do Natalino; e jardinagem com a Fada Atlântica. “Meu filho até pegou uma plantinha para plantar na chácara do vovô”, contou Juliane. O Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) cedeu 1.500 mudas, entre árvores frutíferas e ipês, aos participantes das oficinas.
Outra novidade adorada pelas crianças foi a fanfarra, que se apresentou nos fins de tarde e era composta por uma banda musical de instrumentos de sopro e percussão, artistas com perna de pau, fadas e duendes. O personagem engenheiro barrageiro, João Pé-de-Feijão, comandava o desfile à frente de pais e filhos que seguiam animados até o meio da Vila Encantada, onde acontecia o acender das luzes e das árvores.
Até quem já trabalhou outros anos no evento voltou, mas dessa vez para aproveitar com a família. Foi o caso do artista circense Pipo Garcia. “Gosto muito de cruzar a fronteira para apreciar a arte e a cultura. E a segurança e organização aqui estão incríveis.”
As atrações musicais deste ano, diferentemente de outras edições, privilegiaram artistas locais, o que também foi elogiado pelo público presente. O show de encerramento foi com o trio Comadre Sebastiana, com um repertório de clássicos do forró que animou o início da noite de domingo e final de mais um Natal da Itaipu.
Nesta segunda-feira (6) a equipe técnica iniciou a desmontagem da decoração, por isso é importante que haja cuidado redobrado dos pais e responsáveis ao levar crianças para brincarem no Gramadão da Vila A.