Exposição produzida pelo MON é finalista no IF Design Award 2021

Exposição produzida pelo MON é finalista no IF Design Award 2021

Agência Estadual de Notícias

A mostra “O que é Original?”, do artista paranaense Marcelo Conrado, promovida pelo Museu Oscar Niemeyer (MON) em 2019, é finalista do IF Design Award 2021, considerado o prêmio máximo e um dos principais selos de excelência em design do mundo.

A mesma exposição recebeu, no final do ano passado, medalha de bronze no Brasil Design Award 2020, na categoria Indicados pelo Júri em Design de Ambientes (Design de Exposições e Instalações).

O QUE É ORIGINAL?

Inaugurada pelo MON em abril de 2019, a exposição trouxe para o Museu o questionamento sobre o conceito de originalidade e autoria na arte contemporânea e uma consequente reflexão.

O artista Marcelo Conrado, que também é doutor em Direito pela UFPR e professor da mesma universidade, utilizou na mostra 20 fotografias licenciadas de bancos de imagens, sobrepostas a frases anônimas, retiradas de pichações, redes sociais ou conversas casuais. Em outro espaço da exposição, foram apresentadas ao público 13 pinturas em grandes formatos.

A mostra teve projeto expográfico dos arquitetos Gustavo Paris e Gabriela Casagrande, curadoria da professora Maria José Justino e produção de Rebeca Gavião Pinheiro.

O PRÊMIO

Desde 1953, o IF Design Award é um selo de reconhecimento internacional pela excelência no setor de design. A seleção é feita por cerca de 60 experts na área, de mais de 20 países.

O MON

Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina e Moinho Anaconda.

SERVIÇO: Museu Oscar Niemeyer.

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba – Paraná.

Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h.

www.museuoscarniemeyer.org.br

Foto: Kraw Penas/SEEC

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!