*Produção está disponível para todo o público interessado
Da Assessoria
Os quatro primeiros episódios da série do documentário sobre os 50 anos da Itaipu Binacional já podem ser assistidos no Youtube. Depois do lançamento no dia 7 de julho, em Foz do Iguaçu, e exibições em Curitiba e em Brasília, agora a produção está disponível para todo o público interessado.
O canal da Itaipu no Youtube é youtube.com/@itaipubinacional. Confira os links:
Episódio 1: https://www.youtube.com/watch?v=vAnbRz9lZ10
Episódio 2: https://www.youtube.com/watch?v=flBCp628epQ
Episódio 3: https://www.youtube.com/watch?v=vchI-LH3shw
Episódio 4: https://www.youtube.com/watch?v=sSHpbNlu8dg
O primeiro episódio – “Antes da Explosão” – mostra a Foz do Iguaçu dos anos 70, período que antecedeu o início da construção da usina. Já o segundo, “Estamos Chegando”, presta uma homenagem aos barrageiros, que deram vida à grande obra. A produção de energia e a construção das primeiras máquinas é o tema de “Faça-se a luz”, e o último episódio, “Arca de Noé”, mostra os cuidados com a natureza, em especial a operação Mymba-Kuera, para erguer a usina.
Cada episódio tem cerca de 20 minutos de duração e dão vida a quem ajudou a construir Itaipu e estudar sobre a usina. Por onde passa, o documentário tem emocionado o público. É um marco para essa e outras gerações futuras sobre a história da usina e das pessoas que contribuíram e contribuem para deixar um legado de uma das obras monumentais mais importantes do mundo.
O material foi produzido pela Vídeo Up, sob a direção de Marcelo Hammarstron e produção executiva de Digão Monzon. A coordenação é da Assessoria de Comunicação Social e da Divisão de Imagem Institucional da Itaipu.
Histórico
Durante a pré-estreia do documentário, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, destacou: “Esse é um ano histórico. São 50 anos de Itaipu, 50 anos de muito trabalho, de muita luta e, principalmente, de muita harmonia entre Brasil e Paraguai. Essa série de vídeos explica Itaipu desde sua origem, aonde chegamos, mas também é um momento em que refletimos para onde vamos.”
As gravações foram feitas em 13 cidades diferentes, ao longo de quase sete meses. Foram 64 entrevistas, que trazem desde a expectativa pela construção até os mais recentes projetos de Itaipu. Os outros quatro episódios, que ainda serão lançados, falam sobre as ações sociais da Itaipu, educação, ciência e tecnologia e o turismo.