Com filme inspirado em Curitiba, Francis Ford Coppola é homenageado pelo Paraná

0 128

AEN

Um dos principais nomes do cinema mundial, o cineasta americano Francis Ford Coppola recebeu nesta quinta-feira (31), do vice-governador Darci Piana, a comenda da Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria do Estado. Coppola está em Curitiba para a divulgação de seu mais novo filme, “Megalópolis”, que entra em exibição nesta quinta nos cinemas brasileiros e cujo enredo teve a capital paranaense como uma de suas inspirações.

Antes da homenagem, o diretor de “Apocalypse Now” e da trilogia “O Poderoso Chefão” participou de um almoço, no Palácio Iguaçu, com o governador Carlos Massa Ratinho Junior e recebeu das mãos do governador uma ilustração do artista curitibano Poty Lazzarotto.

O vencedor de cinco Oscars foi agraciado com o título de Grande-Oficial da Ordem do Pinheiro, que é conferido a figuras de importância notável. Antes, o diretor lotou o Teatro Guaíra numa conversa com estudantes de cinema e público em geral na manhã desta quinta. 

O cineasta agradeceu a homenagem e destacou o ambiente de criatividade que encontrou em Curitiba. “Obrigado por esse momento espetacular, estou muito agradecido. Entre todas as coisas extraordinárias que aconteceram nos meus 85 anos de vida, nada é mais maravilhoso do que visitar um lugar e ver a criatividade jorrando de uma maneira que ajuda nossos semelhantes a trazer alegria onde existe infelicidade, celebração onde há guerra e inteligência onde, infelizmente, existe estupidez”, disse.

“Este lugar é Curitiba, onde eu vi a criatividade surgindo para tentar fazer a vida das pessoas melhor. Então, em reconhecimento a um lugar como Curitiba e aos grandes artistas que vieram antes de mim e fizeram daqui um lugar de ideias e de sonhos, trago meus mais sinceros agradecimentos”, salientou Coppola.

O vice-governador Darci Piana destacou que a homenagem vem em nome de todo o povo do Paraná em reconhecimento à trajetória artística e à ligação do cineasta com o Estado, especificamente com Curitiba.

“Nossa capital faz parte da vida de Coppola, que esteve em Curitiba 21 anos atrás e se lembrou desse momento ao voltar para lançar o filme ‘Megalópolis’”, destacou. “Por isso é importante receber bem as pessoas. Ele foi bem tratado naquela época e quis voltar para cá. Por isso nosso governo fez essa homenagem ao cineasta, para ele se lembrar sempre do nosso Estado e da nossa Capital, que é a cidade mais inteligente do mundo”.

Piana também comentou sobre o simbolismo da entrega. “Somos dois velhinhos de cabelo branco, a diferença é que ele é uma estrela. Foi muito proveitoso escutá-lo contar as peripécias que acontecem em um filme, foi uma grande honra participar desse momento”, brincou.

Inspiração

 Francis Ford Coppola retorna à capital paranaense 21 anos depois da temporada de três semanas que passou em Curitiba 2003. A estadia naquela época foi justamente para buscar inspirações para a cidade utópica que seria retratada em “Megalópolis”, que no filme recebeu o nome de Nova Roma. O cineasta começou a planejar a produção ainda em 1979, logo após o lançamento do clássico “Apocalypse Now”.

Curitiba já era considerada referência em áreas como meio ambiente e transporte público, o que atraiu o diretor para cá, atrás de um “protótipo” que funcionasse para o seu filme.

No longa, o protagonista Cesar Catilina, interpretado por Adam Driver, tem a intenção de reconstruir a cidade de Nova Roma (uma referência a Nova York pós 11 de Setembro e ao Império Romano), transformando a megalópole em uma cidade autossustentável. “Uma cidade com a qual as pessoas possam sonhar”, como uma das linhas que fala o protagonista já no trailer de divulgação de “Megalópolis”.

Segundo o próprio diretor, o personagem de Catilina, um arquiteto utópico, foi inspirado no ex-governador e urbanista Jaime Lerner, com quem Coppola visitou vários pontos turísticos quando esteve em Curitiba e que continuou mantendo contato nos anos seguintes. Na agenda do diretor na Capital nesta quinta-feira também está, inclusive, uma visita ao Instituto Jaime Lerner.

“Uma coisa que me inspirei em Curitiba e no trabalho visionário de Jaime Lerner foi como ele olhava para um problema e buscava uma solução usando a criatividade. Como quando ele percebeu que era necessário ter um novo tipo de transporte público que resolvesse o problema da população, que crescia, em vez de simplesmente seguir as antigas regras do mundo”, afirmou o diretor, citando o sistema de transporte implantado na Capital quando Lerner foi prefeito de Curitiba.

Ilana Lerner, filha do ex-governador e diretora do Escritório Jaime Lerner, lembrou desse carinho e admiração entre os dois. “Eu lembro de tudo da primeira vinda dele, foi muito bacana ver esse interesse do Coppola por Curitiba e, especialmente, pelo meu pai. Eles tinham um pensamento semelhante do que seria uma cidade boa para o futuro”, disse. “Eu ainda não vi o filme, mas só o fato de Curitiba ter feito parte da pesquisa para a obra diz muito sobre o pensamento do meu pai e tudo o que foi feito aqui. É uma emoção muito grande”.

Ordem do Pinheiro

A Ordem Estadual do Pinheiro é a maior honraria do Estado do Paraná. A comenda foi criada em 1972 para homenagear pessoas de destaque em suas áreas de atuação e que tenham contribuído para o desenvolvimento econômico e social do Estado. A honraria é divida em três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!