Calor e umidade voltam a predominar no Paraná, com risco de temporais ao longo da semana
Após dias mais frios e secos, Estado retoma características típicas do verão, com elevação gradual das temperaturas e pancadas de chuva no fim da tarde
AEN
Castro – Depois de uma semana marcada por temperaturas mais amenas no Leste do Paraná e pelo predomínio de uma massa de ar seco — que reduziu o volume de chuvas em todo o Estado —, o tempo volta a apresentar características típicas do verão ao longo desta semana. As temperaturas entram em elevação gradual e a combinação entre calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva, que podem evoluir para temporais localizados, especialmente no fim da tarde.
A sexta-feira (23) registrou o amanhecer mais frio do ano até o momento em diversas estações meteorológicas do Paraná. As menores temperaturas foram observadas em Cambará (14,6°C), Campo Mourão (14,4°C), Cornélio Procópio (13,8°C), Fazenda Rio Grande (11,9°C), Distrito de Entre Rios, em Guarapuava (9,9°C), Guarapuava (12,6°C), Londrina (14,7°C), Santa Maria do Oeste (12,7°C), Guaraqueçaba (16,9°C), Santo Antônio da Platina (14,6°C) e Telêmaco Borba (10,4°C). Já no domingo (25), Curitiba registrou a menor temperatura de 2026 até agora, com 13,6°C.
A partir de segunda-feira (26), os termômetros começaram a subir novamente. Todas as estações meteorológicas do Simepar registraram mínimas acima de 13°C. O dia amanheceu com variação de nuvens, principalmente entre as regiões Centro-Sul, Campos Gerais e Leste do Estado. Chuviscos ocasionais ainda persistem na Serra do Mar e em áreas próximas ao litoral.
“Ao longo da manhã e também no período da tarde, o sol predomina e as temperaturas se elevam, o que favorece a formação de pancadas de chuva pelo Estado, especialmente nas regiões que fazem divisa com o Mato Grosso do Sul e também São Paulo, como no Norte, Noroeste e Oeste do Paraná. Há possibilidade de temporais localizados no final do dia”, explica o meteorologista do Simepar, Leonardo Furlan.
Na terça-feira (27), o cenário se mantém semelhante, com temperaturas em elevação, inclusive no Leste, onde algumas cidades podem alcançar os 30°C. Em Curitiba, a marca não é registrada desde o dia 9 de janeiro. Já em Guaratuba, no litoral, os termômetros não ultrapassam os 30°C desde o dia 18. No Oeste e no Norte do Estado, as temperaturas podem passar dos 35°C.
“Novamente há possibilidade para pancadas de chuva com trovoadas localizadas, agora de forma mais generalizada, inclusive entre a Região Metropolitana de Curitiba e as praias”, destaca Furlan.
A quarta-feira (28) deve começar com variação de nuvens pela manhã, mantendo as pancadas de chuva isoladas durante o período de maior aquecimento, a partir da tarde. Há risco de temporais pontuais, com rajadas de vento fortes e eventual queda de granizo. A chuva pode atingir todas as regiões, com maior destaque para o Centro, Norte e Oeste do Paraná, devido ao aumento dos ventos em altitude.
Entre quinta-feira (29) e sexta-feira (30), as instabilidades ganham força com a formação de um cavado meteorológico — sistema de baixa pressão — entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul, que avança sobre o Paraná. A sensação será de abafamento, mas, com maior presença de chuva, as temperaturas não devem subir tanto, ficando próximas dos 30°C na maioria das estações.
“Neste período aumenta o risco para tempestades, que podem acontecer em todas as regiões, como o Oeste, Norte, Sul e Leste do Paraná, inclusive nas praias”, alerta o meteorologista.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil acompanha o monitoramento do tempo 24 horas por dia, com base nas análises do Simepar. Em caso de necessidade, os alertas são enviados à população por SMS ou WhatsApp. O cadastro é gratuito: basta enviar o CEP por SMS para o número 40199. Para receber alertas via WhatsApp, é necessário cadastrar o número (61) 2034-2611 e interagir com o contato, informando CEP, município ou localização. Em situações mais extremas, os avisos também são emitidos por meio da tecnologia cell broadcast, sem necessidade de cadastro prévio.