Arquivo Público do Paraná apresenta Catálogo de Imigrantes em evento nacional

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Da Assessoria*

A organização dos documentos e registros de imigrantes que passaram ou viveram pelo Paraná é um destaque da Semana Nacional dos Arquivos Públicos, que acontece no Rio de Janeiro, sexta-feira, dia 9 de junho. O evento é organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

No acervo do Arquivo Público do Paraná, departamento da Secretaria da Administração e da Previdência, há cerca de 200 mil documentos sobre imigrantes disponíveis, sendo que grande parte deles já foi digitalizada. De acordo com a Seção de Documentação Permanente do Arquivo, a busca pelos registros representa de 80% a 90% dos atendimentos mensais do departamento.

“É uma honra e uma oportunidade para o Governo do Paraná apresentar para outros estados as iniciativas adotadas para preservar a nossa história. O acervo com registro dos imigrantes que chegaram ao Brasil e escolheram o Paraná para viver é muito especial, pois muitas vezes significa o reencontro dos cidadãos com suas raízes”, afirma o secretário da Administração e da Previdência, Elisandro Pires Frigo.

Para a Semana Nacional dos Arquivos Públicos, o Paraná destaca o trabalho de organização das documentações disponíveis em catálogos de pesquisa. O material, composto por nove catálogos no total, pode ser acessado gratuitamente no portal do Arquivo Público na aba “Publicações”.

“Essa costuma ser a base para muitas pesquisas e também para pessoas que estão no processo de obter a dupla cidadania e precisam comprovar a ligação familiar com indivíduos de outros países que migraram para o Brasil através do Paraná”, explica a diretora do Arquivo Público, Isabela Damiani.

Com o objetivo de ilustrar e facilitar as buscas dos usuários, a equipe do Arquivo Público lançou, durante a programação do evento, um vídeo tutorial detalhando como usar os arquivos disponíveis. Confira aqui.

COMO ACESSAR 

Os Registros de Imigrantes podem ser acessados no site do Arquivo Público do Paraná. Caso localize algum registro, o interessado deve enviar um e-mail para [email protected] indicando para qual documento necessita da certidão. O acesso aos acervos é público, mas é necessário agendar a visita através do telefone (41) 3521-9100.

*Com AEN

Foto: Ari Dias/AEN

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