Emerson Teixeira
Uma semana após assumir o governo, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) determinou o fim da diretoria do Ministério da Educação responsável pelas escolas cívico-militares, um dos marcos da administração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A medida atinge, diretamente, 12 unidades instaladas no Paraná.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Educação e do Esporte do Paraná, que aponta que das 207 unidades cívico-militares instaladas no estado, 12 fazem parte do programa federal, as demais são do modelo estadual, implantadas pelo governador Ratinho Junior.
“A Seed-PR ressalta que segue em diálogo com o governo federal e com a comunidade escolar paranaense. Nosso objetivo é oferecer educação de qualidade, em diversas modalidades, respeitando a pluralidade de visões pedagógicas da população do nosso estado”, afirmou a pasta, após ser procurada pela reportagem do Página Um News.
Municípios
Na região dos Campos Gerais o Colégio Estadual Cívico-Militar Colares, localizado no bairro de Oficinas, em Ponta Grossa, faz parte da lista das unidades que poderão ser afetados com a extinção da diretoria do MEC. As demais cidades paranaenses com escolas do programa federal são Colombo, Lapa, Apucarana, Cascavel e Curitiba com duas unidades, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina e Rolândia.
Sem rumo
O ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista ao jornal O Globo, admitiu que não sabe o que fazer com as mais de 200 escolas desse modelo instaladas no país. Por enquanto, porém, não cogita o fechamento das unidades, mas entregar a gestão a outra diretoria do MEC ou aos Estados.
Federal
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares foi criado em setembro de 2019 em uma parceria com o Ministério da Defesa. Até o fim do ano passado, eram 215 unidades cívico-militares cadastradas no MEC, quase o dobro das 120 existentes até 2018. O governo federal não construiu novas escolas, mas implantou em escolas já existentes, em parceria com os Estados, o modelo cívico-militar. O Paraná foi o estado que mais recebeu escolas do modelo federal, com as 12 unidades, que agora estão em risco.
Estado
O Governo do Paraná implantou em 2021 e alcançou o posto de Estado com o maior número de colégios cívico-militares do Brasil. São 195 unidades do programa estadual espalhadas pelo Paraná. Dos municípios que integram o Núcleo Regional de Ponta Grossa, a cidade sede conta com três unidades, Castro foi beneficiada com duas, além dos municípios de Carambeí, Imbituva, Palmeira, Piraí do Sul, Tibagi e Porto Amazonas.