VIVA CASTRO – Evento leva atividades esportivas e recreativas à Vila do Rosário neste sábado
Programação também oferece serviços assistenciais, como orientações do CadÚnico, Moradia Legal e Bolsa Família
Da Assessoria
Castro – A praça da cancha de areia da Vila do Rosário, em Castro, receberá diversas atrações de lazer neste sábado (19). A programação do ‘Viva Castro: Cuidado e Proteção’ começa às 8 horas e segue até meio-dia com atividades esportivas, aulas de dança, pintura facial, teatro de bonecos e muitas brincadeiras. No local, também haverá serviços assistenciais, como cadastro e orientação do CadÚnico; informações do programa Moradia Legal; atendimento do Bolsa Família, e a Barraca da Saúde, com orientações e cuidados.
O vice-prefeito Régis Moreno, secretário municipal de Relações Institucionais e Juventude (Serju), conta que esse programa vai promover cuidado e proteção aos jovens e crianças nos bairros. “A ideia é levar uma mensagem positiva através do esporte, da cultura e também com diversas oficinas promovidas pelo Centro da Juventude [Ceju], associações e igrejas no bairro, indo muito além da praça central onde será realizado. Diversas campanhas de prevenção serão apresentadas, especialmente em relação às drogas e à dependência química. Mas também diversas outras campanhas preventivas, na área da saúde, devem ser levadas aos nossos jovens”, explica.
Segundo ele, o combate às drogas é um compromisso da atual Gestão, que trabalha em conjunto com igrejas e entidades, mas o evento amplia a ação envolvendo outras secretarias, como as de Esporte, Saúde, Cultura e Assistência Social.
“Cuidar das crianças e dos jovens é um trabalho de todos e a Prefeitura quer servir como um farol envolvendo toda a sociedade nesse trabalho para que tenhamos uma geração fazendo boas escolhas. Vamos levar alegria para os bairros”, resume.
Outra parceria já confirmada, de acordo com Régis, é com a Polícia Militar que estará lá com o Leão do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, além de grupos que compõem uma completa rede de apoio, como o Renascer (Narcóticos Anônimos), Cativar (Amor Exigente), Iapó (Alcoólicos Anônimos), Gadef (Grupo de Apoio ao Dependente Químico e Família) e Gadam (Grupo de Apoio para Dependentes Químicos e Familiares).