Sandro Adriano Carrilho
Castro (PR) – A passagem de um meteoro pelos céus de Castro foi flagrada por câmeras de segurança de um morador da cidade, às 21h56 deste domingo (5). O fenômeno luminoso e atmosférico só foi possível de ser registrado porque o técnico em eletrônica, Pedro Baniski, que reside no Bairro Castroville, possui os equipamentos instalados na parede de sua casa, os quais permitem uma visão panorâmica do Parque Lacustre 2.
Perguntado se ele chegou a ver o meteoro, Baninski respondeu que não, mas “entraram em contato comigo e me passaram o horário aproximado, aí fui ver nas câmeras e lá estava ele. Baixei o vídeo e editei o trecho em que ele é visto”.
Baniski disse que as suas câmeras, apesar de antigas, puderam captar os segundos do meteoro. “A intenção das câmeras é ter mais segurança, ao mesmo tempo que as utilizo para rastreamento de aviões e satélites. No caso do meteoro, o fenômeno é raro, mas quem estivesse olhando naquele momento em direção a Tibagi, o veria”.
Quanto a outros fenômenos que já tenha registrado, o técnico em eletrônica respondeu que “já vi meteoritos, muitas vezes, que é o mesmo que estrelas cadentes. Aqui é bem aberto por todos os lados”.
O que são meteoros?
Meteoro, ou “estrela cadente”, é o fenômeno luminoso que ocorre quando um meteoroide (um fragmento de rocha ou metal do espaço) entra na atmosfera da Terra em alta velocidade. Esse atrito com o ar faz com que o objeto aqueça e brilhe intensamente, criando um rastro de luz no céu. Se o meteoroide for grande o suficiente para não se desintegrar completamente e atingir o solo, ele é chamado de meteorito.
Quanto a registros públicos do meteoro, neste domingo, apenas o Paraná apresentou.
*Imagens cedidas por Pedro Baniski