VÍDEO – Capela Nossa Senhora do Carmo é reaberta em Castro após reforma que atendeu a desejo em testamento

Legado de moradora, carinhosamente chamada de Dona Zura, motivou a revitalização do espaço, que agora tem planos para se tornar um ponto turístico com vista para o Parque Lacustre.

0 140

Emerson Teixeira

Castro – Nesta segunda-feira (14), a comunidade católica de Castro celebrou a reabertura da Capela Nossa Senhora do Carmo, um marco de fé e devoção que ganhou nova vida após um período de reformas e recebe as celebrações do Triduo da Nossa Senhora do Carmo, dias 14, 15 e 16, neste último dia é o aniversário da Nossa Senhora do Carmo, e será realizada a reinauguração da capela. Localizada na rua Nossa Senhora do Carmo, paralela ao Parque Lacustre, no Centro da cidade, a revitalização do espaço atendeu a um desejo póstumo de Zuramyl Proença, carinhosamente conhecida por todos como Dona Zura, cuja memória inspirou a iniciativa.

A devoção a Nossa Senhora do Carmo em Castro remonta aos primórdios da cidade, com forte ligação à Fazenda Capão Alto, que desempenhou um papel crucial na economia local durante o período do Tropeirismo. A capela da fazenda, que ainda hoje preserva a tradição, permanece aberta à visitação, testemunhando a profundidade dessa fé na região.

Na cidade, o filho de Dona Zura, Edison Proença Junior, compartilha a profunda conexão de sua mãe com a capela. “Toda segunda-feira, às 19 horas fazíamos o terço na Capela Nossa Senhora do Carmo. Minha mãe participou por mais de 20 anos e com o passar do tempo e a idade, decidi levá-la juntamente com mais duas amigas dela e, acabei participando por 9 anos com elas”, relembra Edison. Ele conta que a capela sofreu danos significativos em um evento climático: “Não lembro bem a data que ocorreu uma chuva com ventos fortes e destelhou uma parte da capela e quando chovia, usávamos metade da capela que não chovia dentro”.

 

A decisão de reformar o local veio após o falecimento de Dona Zura, em 20 de agosto de 2024. “Após o seu falecimento, decidi concertar e juntamente com o Padre Sandro, ocorreu uma reforma”, explica Edison. “Em conversa com o Padre Sandro, decidi que iria reformar o telhado ou arrumar que era o que minha mãe queria e ele concordou e também ajudou na reforma interna, trocando o piso, pintura, mão de obra dos pedreiros, altar em mármore”, detalha.

Um toque especial na revitalização foi o mosaico. “Ele comentou em fazer um mosaico da Nossa Senhora do Carmo, achei ótima a ideia e falei que minha mãe, no caso a família pagaria o Mosaico, sendo doação da mãe”.

A família de Dona Zura teve um papel fundamental na concretização da reforma. “Sim, teve participação de valores que foi dividido entre os quatro filhos, porém há valores a mais que os filhos contribuíram também”, afirma Edison, demonstrando o carinho e a união em torno do legado de sua mãe. “Minha mãe era muito querida pela família, todos sentimos muita falta dela, de suas risadas e alegrias pela vida e pela família que constituiu”.

 

Projeto

O futuro da Capela Nossa Senhora do Carmo vai além da reforma. Edison Proença revela que, em conjunto com o Padre Sandro, há um projeto ambicioso para o entorno do local. “Com relação a capela e juntamente com o padre Sandro, estamos fazendo um projeto para aproveitar o espaço entorno da capela, para que tenhamos um espaço turístico, a arquiteta está fazendo o projeto para que possamos conversar com a comunidade”, explica.

A visão inclui a revitalização de uma estrutura existente: “Está no projeto aproveitar um espaço construído que fica atrás da capela, reformar este espaço e fazer portas de vidro com vista para o lago lacustre e um deck”.

Para a comunidade, a reabertura já traz de volta a rotina de fé. “Hoje tem missa às 19 horas”, informa Edison, convidando a todos para celebrar a nova fase da Capela Nossa Senhora do Carmo.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.