Via Sacra começa nesta sexta-feira na Vila Santa Cruz

0 64
Renato de Oliveira
Castro- Começa nesta sexta-feira (7), o roteiro da procissão da Via Sacra que anualmente acontece no tempo da Quaresma, organizado pela paróquia de São Judas Tadeu, em Castro e que percorre as ruas do bairro de Santa Cruz.
Conforme a programação, o trajeto inicia às 18h30, com saida do alto da rua Iereni Malherbi Sinhori, próximo a rodovia PR-151, com destino a igreja de São Judas, onde se encerra com celebração eucarística. Durante o caminho da Via Sacra, os fiéis são convidados a refletir sobre as 14 Estações que retratam a Paixão e Morte de Cristo. Também conhecida como Via Crucis, ela consiste em percorrer mentalmente ou fisicamente o caminho traçado por Jesus, carregando a cruz até o local de sua crucificação. Em relação ao seu significado, em latim, revela ‘O Caminho da Cruz’.
Segundo o papa Francisco, devemos rezar a Via Sacra porque, primeiro, ela nos ajuda a colocar a nossa confiança em Deus; segundo, ela nos mostra nosso lugar na história; terceiro, nos recorda como Jesus sofre conosco; quarto, nos convida a ação; quinto, nos ajuda a tomar uma decisão, a favor de (ou contra) Jesus.
Próximas sextas-feiras
O roteiro da Via Sacra prossegue sempre às sextas feiras, iniciando às 18h30. A próxima procissão da Via Sacra será na rua Adolfo Gustavo Lesnau, também conhecida como Poço Grande, no dia 14. Já no dia 21, sairá da empresa Empilhadeira Valenga. Dia 28, da casa de dona Edonir Guimarães Chagas. Na sexta-feira(4 de abril ), no pátio da TRR São José e dia (11 de abril) em frente da casa da ‘Lurdinha’, proximidades da Casa da Criança. Em caso de chuvas, o trajeto será transferido para a igreja matriz de São Judas Tadeu.
Pároco convida a comunidade
Padre Vandir Santo Freo, pároco da São Judas Tadeu, motiva e convida a comunidade em geral, para participar destes atos de fé e devoção. ” Queridos irmãos e irmãs, hoje (sexta-feira), nós reunimos para acompanhar Jesus no seu trajeto de dor e sofrimento, no caminho do Calvário. Não se trata apenas de suportar tribulações, mas suportar com fé e responsabilidade, o sofrimento da luta contra o mal, os sofrimentos de toda a obra criada por Deus, quando se vive em desarmonia, pela ganância do ser humano”, salienta.
A secretaria paroquial adianta que ainda estão disponíveis, livrinhos para acompanhar a Via Sacra, ao custo de três reais.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.