Ventos de até 80 km/h atingem Campos Gerais; eucalipto cai na Prainha e decoração de Natal é danificada em Castro
Ciclone extratropical que atua no Rio Grande do Sul provoca rajadas intensas no Paraná; Simepar emite alerta laranja para Castro e parte da região
Emerson Teixeira
Castro – O Governo do Paraná e o Simepar emitiram, nesta quarta-feira (10), um alerta para ventos fortes em diversas regiões do Estado devido à atuação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. As rajadas já ultrapassaram 70 km/h em Curitiba e passaram de 120 km/h no Pico Marumbi, segundo medições do sistema meteorológico estadual.
A maior parte do município de Castro encontra-se sob alerta laranja, que indica risco alto, com previsão de rajadas entre 70 km/h e 80 km/h. A mesma condição atinge parte de Carambeí, Piraí do Sul e Jaguariaíva. Outras áreas dos Campos Gerais estão classificadas em risco moderado, onde os ventos devem variar de 60 km/h a 70 km/h.

Em Castro, a força do vento provocou estragos desde as primeiras horas do dia. A reportagem do Página Um News recebeu imagens da queda de uma árvore da espécie eucalipto na região da Prainha. No Parque Lacustre, parte das estruturas da decoração de Natal foi derrubada. Pela manhã, o diretor de uma escola estadual informou que árvores caíram dentro da área da Escola Amélia Dias. O Corpo de Bombeiros registrou, ainda, a queda de outra árvore na PR-340, próximo à indústria Vapza.

A Prefeitura de Castro afirmou que equipes municipais estão realizando a retirada dos galhos, monitorando áreas de risco e isolando salas de aulas que possam ser afetadas por árvores próximas. Moradores de Carambeí e Piraí do Sul também relataram ventos intensos ao longo do dia.

O Simepar informou que segue monitorando o avanço do fenômeno e novas atualizações podem ser divulgadas a depender da evolução das condições atmosféricas.
Para receber alertas da Defesa Civil, o cidadão pode enviar um SMS com o CEP de sua residência para o número 40199.