UPA de Castro passa a contar com atendimento de assistente social

Profissional tem a missão de acolher pacientes e familiares

0 206

Da assessoria

Castro – O quadro de profissionais da Unidade de Pronto Atendimento de Castro agora tem também uma assistente social. Fernanda Hey começou a trabalhar nesta segunda-feira (13) com a missão de dar um atendimento humano e acolhedor aos pacientes e, especialmente, aos familiares das pessoas que passam pela UPA. “O principal nesse primeiro momento é acolher as necessidades das pessoas e tentar encaminhar da melhor maneira para que lá na frente a gente tenha um resultado positivo”, disse a assistente social.

A profissional foi apresentada aos servidores públicos que trabalham na Unidade na troca de turno da manhã pelo secretário municipal de Saúde, Matilvani Moreira. “Hoje fizemos essa reunião com os funcionários para mostrar nossa visão de mundo, o que pensamos sobre saúde pública, a importância da UPA na vida das pessoas e para trazer também uma grande conquista, realizando um sonho: uma assistente social para ajudar no cuidado com os pacientes e dos familiares”, afirmou.

Levantamento e plano de ação

De acordo com Matilvani, a Secretaria de Saúde está fazendo um minucioso levantamento sobre a estrutura e o funcionamento da UPA e traçando um plano de trabalho visando melhorias. Segundo dados já coletados, em 2024, a UPA realizou 97.738 classificações de atendimentos a 42.932 usuários. Desse total, 177.464 atendimentos foram de diferentes natureza, que podem ser atendimento clínico, observação, administração de medicação, exames, curativo e sutura.

Com a nova contratação, a UPA passa a ter 88 profissionais. A maior parte da equipe é formada por técnicos em enfermagem, com 45 profissionais que se revezam no atendimento 24 horas. Oito médicos trabalham no local.

A UPA de Castro tem 1,3 mil m² de área e sua estrutura tem: recepção, sala de acolhimento e classificação de risco, quatro consultórios médicos, seis leitos de observação para adultos, três infantis e dois de isolamento. O prédio ainda tem farmácia e salas para medicações, nebulização, procedimentos ortopédicos, eletrocardiograma, sutura e Raio-X. A Unidade conta com serviço de processamento e esterilização de materiais, serviço de rouparia, expurgo e depósito de materiais de limpeza.

Imagens: Daniel Calvo

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!